3. Cultura
  4. Palestras e o Boi Resgatão marcam o início da Semana do Patrimônio em Santarém
Palestras e o Boi Resgatão marcam o início da Semana do Patrimônio em Santarém Autor: Marco Santos - Agência Pará

Palestras e o Boi Resgatão marcam o início da Semana do Patrimônio em Santarém

Alciane Ayres
A Semana de Patrimônio é relacionada às atividades alusivas ao aniversário do Centro Cultural João Fona (CCJF).

O público atendeu o convite do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (Comphac), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc) para participar da Semana do Patrimônio. Palestras e a apresentação folclórica do Boi Resgatão foram os atrativos aos presentes na abertura dos trabalhos, ontem, segunda-feira, 19, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). O boi é símbolo do Projeto Resgastão, idealizado pelo Centro Cultural João Fona (CCJF).

"A proposta de Semana de Patrimônio é levar ao cidadão santareno é reforçar e instigar o sentimento de pertencimento e a apropriação dos patrimônios que temos em nosso município”, explicou  a presidente do Compahac, Cecy Sussuarana.

O guia museológico do CCJF, Newton Magno Amorim, destacou a finalidade do Projeto Resgatão, que tem como ícone o Boi-Bumbá Resgatão.

"Uma das diretrizes desta ação é o resgate da memória de manter viva a cultura popular regional amazônica, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história e identidade. Resgatar os cordões de pássaros, Boi Bumbá, Pastorinhas, brincadeiras de rodas e cordões de folguetos”, detalhou.

Durante o evento, ocorreu a apresentação cultural folclórica do Boi Resgatão, que dançou ao som de música própria, de autoria do servidor da Semc, o compositor e cantor Gonzaga Blantez.

Membros do Comphac, o Padre Sidney Canto, em grandiosa contribuição na exposição sobre a presença da igreja católica no patrimônio cultural de Santarém”. A historiadora Tereziha Amorim, por sua vez, falou sobre os patrimônios de Santarém: material, imaterial e natural.

Houve, também, a participação do Professor Doutor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Htamar Paulino, ministrando a palestra pensando Santarém, nossos bens, nossos patrimônios na Amazônia.

Rosa Santos, estudante do curso guia de Turismo da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETPA/Santarém), estava presente na plateia. Ela relatou que adquiriu um vasto conhecimento adquirido na abertura da Semana de Patrimônio.

"Vou levar para a vida e para meu futuro profissional. As falas desses profissionais, que têm trajetória na pesquisa cultural santarena e na região contribuem para engrandecer meus conhecimentos".

A pedagoga da Escola Municipal Ubaldo Corrêa, Nayara Moita, afirmou que a decisão do corpo técnico foi unânime em incluir o grupo de estudantes do ensino fundamental para participar das atividades.

"Trazê-los em ações educativas externas e em meio de tanto conhecimento sobre a nossa história é a certeza do plantio da semente do compromisso ao zelo com os patrimônios do município".

A programação segue até o dia 27 de agosto, dia em que o Centro Cultural João Fona comemora 33 anos de fundação.

21/08 (Quarta-feira)

08h – Palestra na Escola Municipal Dom Floriano, com Terezinha Amorim.

15h – Oficina de desenho, com Débora Marcião

Local: Centro Cultural João Fona

14h- Palestra na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida.

22/08 (Quinta-feira)

08h:Palestra na Escola Municipal Sofia Imbiriba, com Terezinha Amorim.

14h: Palestra na Escola Municipal Fluminense

23/08 (Sexta-Feira)