1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Centro Cultural João Fona proporciona ao público a conexão com os patrimônios material e imaterial do município
Centro Cultural João Fona proporciona ao público a conexão com os patrimônios material e imaterial do município Autor: Alciane Ayres - Semc

Centro Cultural João Fona proporciona ao público a conexão com os patrimônios material e imaterial do município

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
Mais de 250 turistas estrangeiros do transatlântico MSC Poesia e um grupo com estudantes de Santarém estiveram no prédio público.

A manhã deste sábado (16/03), nas dependências do histórico prédio público Centro Cultural João Fona (CCJF), da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi de grande movimentação. A estrutura proporciona a conexão com os patrimônios material e imaterial a turistas e visitantes. Neste propósito, grupos de turistas do Transatlântico MSC Poesia e estudantes da Escola Estadual Rodrigues dos Santos viveram a experiência do mais alto conhecimento da cultura tapajônica.

"Viemos com foco na pesquisa da disciplina de história,  no tema pontos históricos. De livre escolha, o nosso grupo teve como alvo o Centro Cultural. Aqui tivemos o saber pela parte física, da estrutura do prédio e o acervo [patrimônio material]. Mais temos conhecimentos de memórias, em conversa com o chefe deste espaço e as suas narrativas históricas [patrimônio imaterial] enriqueceram o nosso trabalho e a nossa formação enquanto cidadãos santarenos”, disse o estudante do 3º ano, Marcos Fernandes.

Esudantes da Escola Estadual Rodrigues dos Santos.

O chefe do Centro Cultural João Fona (CCJF), Renato Sussuarana, relata que desde fevereiro o número é crescente da comunidade escolar do município.

"E no atendimento, sempre é solicitado para eu falar sobre os acontecimentos em determinados espaços do prédio. É excelente a busca pelo saber da nossa história, principalmente, pelos nossos estudantes”, detalhou.

Os turistas do MSC Poesia vieram ao município, e alguns deles viram as peças do acervo que os aproxima das nacionalidades deles.

"Fico muito alegre de encontrar a bandeira de Santarém de Portugal. Ambas., tanto da cidade portuguesa, quanto do município brasileiro são belas. É maravilhosa a história, a cerâmica é muito antiga. Esse prédio é lindo”, enalteceu o turista português do transatlântico, José Gabriel Costa.

O turista português José Gabriel Costa.

"Neste grupo que acompanho, o encanto é enorme pela história da cerâmica, as bandeiras, o prédio no geral dentro e fora produziu muito interesse e admiração neles”, destacou o guia de turismo da empresa privada, Victor Rosalino.

No transatlântico vieram turistas de diferentes países como: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Japão, Portugal e Noruega.

Alunos do Centro de Educação Infantil e Fundamental Escadinha do Saber

Os agendamentos da comunidade escolar prosseguem no setor administrativo do CCJF, seja para visitações guiada ou livre. Na última sexta-feira (15/03), o espaço recebeu 58 estudantes, além dos professores do Centro Educacional Infantil e Fundamental Escadinha do Saber, localizado no bairro da Liberdad. De Belterra, o Centro, também, recebeu a visita de 50 alunos da Escola Municipal Manoel Garcia de Paiva, que realizaram a culminância do projeto de leitura com fluência e escrita legível do saudoso Ruy Guilherme Paranatinga Barata.

Estudantes da Escola Manoel Garcia de Paiva, de Belterra.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.