Na proposta de fomentar a musicalidade autoral e demais artes gratuitas ao público em geral, foi realizado na noite do último sábado, 18, o Festival Backphonia 2024, na Praça de Eventos. A idealização foi da produtora Backphonia Musical Evento, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A ação recebeu o incentivo à cultura pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura (Minc) pela esfera estadual. A programação contou com shows de artistas locais e de outros estados, feira de discos de vinil, artesanato, exposição de carros antigos, estande de vendas com produtos de rock e cultura geek.
"A realização do Festival foi positiva, porque sempre é bom criar projetos nesta linha e possibilitar a visibilidade para o trabalho autoral na cidade, principalmente aos artistas iniciantes no cenário musical. O público deu retorno positivo à proposta do evento. Aradecemos ao secretário Adson Tertulino pelo apoio neste projeto”, destacou o idelizador do festival Marlon Lopes.
“Foi um momento de nostalgia, muito interessante encontrar modelos de carros antigos, os fusquinhas, lindos. Os discos de vinil, lembrou a minha juventude nos anos 80. E sem falar das apresentações no palco, a maioria talentos santarenos, esplendorosas as bandas de rock”, relembrou a aposentada Maria Silva.
Para o músico e coordenador da Banda Chorando Relâmpagos Elyson Silva, o Festival é propício ao trabalho autoral, além das interpretrações - os famosos covers.
"A Banda foi criada em 2023. No início tocávamos cover, mas no decorrer trabalhamos com os demais membros o autoral. Nós gostamos de vários estilos, mas trazemos para o estilo do rock no gênero alternativo”, detalhou o participante do Backphonia.
O titular da Semc, Adson Tertulino, avalia que o festival é importante para ampliar a oferta de opções artísticas e culturais à população.