1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Estudantes da Escola de Artes participam pela primeira vez de Ensaio Didático da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS)
Estudantes da Escola de Artes participam pela primeira vez de Ensaio Didático da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS) Autor: Agência Santarém

Estudantes da Escola de Artes participam pela primeira vez de Ensaio Didático da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS)

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
Na plateia, as turmas de iniciação musical da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy

A harmonia instrumental produzida pela Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS) nos palco de pequeno e grande porte é apreciada durante as apresentações dos músicos pelo público. E o que ocorre nos bastidores para chegar ao palco? As respostas foram ditas por meio do “Ensaio Didático” aos estudantes da Escola de Artes Artes Emir Hermes Bemerguy, neste sábado (25/05), no horário da tarde. Ação inédita para a classe estudantil. Trata-se de aproximar a sociedade santarena ao conhecimento das peculiaridades instrumentais da orquestra.

O Salão nobre da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS), equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), ficou lotado dos estudantes, pais/responsáveis pertencentes  à comunidade escolar. A dinâmica distribuída em etapas, a apresentação institucional, a família instrumental que formam a Orquestra, na sequência de apresentações musicais clássicas e trilhas de cinema. E para finalizar a apresentação conjunta com os estudantes.

 A estratégia do ensaio didático  emocionou e  encantou o público, e em especial os estudantes com as descobertas ao observar cada detalhe e sentir as vibrações dos instrumentos. “Essa atividade  tem a importância de mostrar a eles a grandiosidade de participar de um grupo, como a OFS, de nome e grandeza  tanto pelos músicos e os instrumentos. E estão maravilhados que surgiram muitas perguntas. Além de instigar o futuro de darem sequência a trajetória musical, tocando instrumentos como os usados na orquestra”, explicou,  a professora da Escola de Arte, musicista e regente assistente da OFS Aymê Gadêlha.

A mãe do estudante Lucas de Lima de (07 anos de idade) da Escola de Artes, Laene Lima, diz que participar do ensaio é ótimo para reforçar o aprendizado no curso base, positivo tanto na Escola de Artes como na escola regular, pois instiga da disciplina em horários. Organizamos o horário dele. E antes notei dificuldade da concentração e com a  música ele melhorou a atenção. E  já vislumbra tocar outros instrumentos”, destacou.

“É maravilhoso o ensaio, os músicos fazem certinho para o som sair correto, estou satisfeito com o aprendizado”, acrescentou Lima.

Segundo o regente titular da OFS Rafael Brito, foram apresentados os instrumentos que compõem a Orquestra, como, o contrabaixo, violoncelo , violino e viola. Que na performance de cada músico produzem  os números musicais que lotaram plateias, a exemplo das clássicas e trilhas sonoras. E percebemos o grande interesse dos estudantes e da família deles, vemos a necessidade da Orquestra em ter a disponibilidade de apresentar cada instrumento, e eles verem e ouvirem cada. É especial tanto para eles como para nós, quando respondemos as perguntas deles sobre o nosso trabalho”, enfatizou.

Para o secretário municipal de cultura Adson, Wender Tertulino, “o ensaio didático proporciona a aproximação das pessoas ao conhecimento dos bastidores da apresentação da OFS. E estamos no  sistema de agendamentos na secretaria da FMS, as instituições  de ensino que tem o desejo de fazer uma atividade extra classe, como esta, que participara o estudantes da Escola de Arte e de outros”.

O prédio da FMS, localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara. Entre a Avenida Barão do R. Branco e Travessa Silvino Pinto.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.