A harmonia instrumental produzida pela Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS) nos palco de pequeno e grande porte é apreciada durante as apresentações dos músicos pelo público. E o que ocorre nos bastidores para chegar ao palco? As respostas foram ditas por meio do “Ensaio Didático” aos estudantes da Escola de Artes Artes Emir Hermes Bemerguy, neste sábado (25/05), no horário da tarde. Ação inédita para a classe estudantil. Trata-se de aproximar a sociedade santarena ao conhecimento das peculiaridades instrumentais da orquestra.
O Salão nobre da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS), equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), ficou lotado dos estudantes, pais/responsáveis pertencentes à comunidade escolar. A dinâmica distribuída em etapas, a apresentação institucional, a família instrumental que formam a Orquestra, na sequência de apresentações musicais clássicas e trilhas de cinema. E para finalizar a apresentação conjunta com os estudantes.
A estratégia do ensaio didático emocionou e encantou o público, e em especial os estudantes com as descobertas ao observar cada detalhe e sentir as vibrações dos instrumentos. “Essa atividade tem a importância de mostrar a eles a grandiosidade de participar de um grupo, como a OFS, de nome e grandeza tanto pelos músicos e os instrumentos. E estão maravilhados que surgiram muitas perguntas. Além de instigar o futuro de darem sequência a trajetória musical, tocando instrumentos como os usados na orquestra”, explicou, a professora da Escola de Arte, musicista e regente assistente da OFS Aymê Gadêlha.
A mãe do estudante Lucas de Lima de (07 anos de idade) da Escola de Artes, Laene Lima, diz que participar do ensaio é ótimo para reforçar o aprendizado no curso base, positivo tanto na Escola de Artes como na escola regular, pois instiga da disciplina em horários. Organizamos o horário dele. E antes notei dificuldade da concentração e com a música ele melhorou a atenção. E já vislumbra tocar outros instrumentos”, destacou.
“É maravilhoso o ensaio, os músicos fazem certinho para o som sair correto, estou satisfeito com o aprendizado”, acrescentou Lima.
Segundo o regente titular da OFS Rafael Brito, foram apresentados os instrumentos que compõem a Orquestra, como, o contrabaixo, violoncelo , violino e viola. Que na performance de cada músico produzem os números musicais que lotaram plateias, a exemplo das clássicas e trilhas sonoras. E percebemos o grande interesse dos estudantes e da família deles, vemos a necessidade da Orquestra em ter a disponibilidade de apresentar cada instrumento, e eles verem e ouvirem cada. É especial tanto para eles como para nós, quando respondemos as perguntas deles sobre o nosso trabalho”, enfatizou.
Para o secretário municipal de cultura Adson, Wender Tertulino, “o ensaio didático proporciona a aproximação das pessoas ao conhecimento dos bastidores da apresentação da OFS. E estamos no sistema de agendamentos na secretaria da FMS, as instituições de ensino que tem o desejo de fazer uma atividade extra classe, como esta, que participara o estudantes da Escola de Arte e de outros”.
O prédio da FMS, localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara. Entre a Avenida Barão do R. Branco e Travessa Silvino Pinto.