3. Cultura
  4. Escola estadual do bairro da Floresta recebe o projeto Museu Itinerante
Escola estadual do bairro da Floresta recebe o projeto Museu Itinerante Autor: Card do Centro Cultural João Fona - CCJF

Escola estadual do bairro da Floresta recebe o projeto Museu Itinerante

Alciane Ayres
Ação será voltada aos estudantes da Escola Maria Uchôa Martins.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)/Centro Cultural João Fona, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), Infraestrutura (Seminfra), Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas) e Serviço Social do Comércio (Sesc), realizará nesta sexta-feira (26/04), mais uma etapa do projeto Museu Itinerante: tecendo relações entre a coleção etnográfica dos Tapajó e os saberes coletivos. A ação é voltada ao público de escolas públicas santarenas e nesta etapa, é a vez da Escola Estadual Maria Uchôa Martins, do bairro da Floresta.

A programação foi distribuída em três momentos: abertura com os hinos nacional e municipal, executados pela Filarmônica Municipal de Santarém e o pronunciamento de autoridades.

"O segundo momento terá palestras, apresentações musicais e  poesia, o terceiro momento contará com exposição sobre o projeto Museu Itinerante, mais palestras sobre museu e apresentações artístico-culturais da escola estadual”, informou o chefe do Centro Cultural João Fona (CCJF) Renato Sussuarana.

De acordo com Adson Tertulino, secretário municipal de Cultura, o projeto Museu Itinerante é inovador ao externar e compartilhar com outros segmentos que promovem a arte, cultura e educação, as vivências dentro das dependências do CCJF.

"Ele resguarda parte da essência histórica dos santarenos e trazer esse conhecimento até as dependências escolares vai enriquecer muito mais nossos estudantes, que podem atuar como multiplicadores do futuro da história santarena", destacou o titular da pasta da Cultura.

O educandário é uma escola de período integral, sob direção da professora Ralieny Pereira.

"É a primeira vez que recebemos um projeto desta abrangência da Semc. É uma oportunidade aos nossos alunos de conhecer a nossa cultura, a nossa história. Tenho certeza que nós vamos descobrir alunos que nunca foram ao Centro Cultural e visitaram o museu que nele existe. Vai enriquecer a nossa linha de trabalho em nossa escola de tempo integral", disse com satisfação a diretora.