3. Cultura
  4. Centro Cultural é escolhido para rota de atividade interdisciplinar de estudantes da zona rural
Centro Cultural é escolhido para rota de atividade interdisciplinar de estudantes da zona rural Autor: Alciane Ayres - Semc

Alciane Ayres
O conhecimento ao histórico, artístico e cultural foi um dos motivos desta caravana.

Estudantes, professores e técnicos da Escola Municipal São José, na área de várzea de Santarém, realizaram uma viagem por mais conhecimento. A proposta da atividade interdisciplinar, que envolveu 67 pessoas, foi a de conhecer o externo, em translado de 2 horas, da comunidade Piracãoera de Baixo, na margem direita do rio Amazonas para a zona urbana, nesta quinta-feira, 29. O Centro Cultural João Fona foi uma das escolhas como rota da atividade interdisciplinar.

Da visitação em vários pontos da cidade, o mais aguardado para a chegada foi no pioneiro prédio público do município. Recepcionando a caravana da escola, estava o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, o chefe do CCJF, Renato Sussuarana, e técnicos.

"Aqui no Centro Cultural existe o museu, com grandioso acervo da nossa cultura tapajônica. E nós parabenizamos por virem da comunidade em busca de conhecimento sobre a nossa história", destacou o titular da Semc.

O  chefe do CCJF, Renato Sussuarana, anunciopu aos visitantes  sobre o projeto Museu Itinerante.

"No próximo mês, março, nós estaremos externando ainda mais os serviços deste equipamento cultural, nos deslocando até as escolas públicas do município. Aproximando cada vez mais a história santarena dos santarenos, indo à classe estudantil. Assim como vocês que se deslocaram até nós", informou.

O estudante Carlos Ismael Soares (7º ano) diz que o prédio é grandioso, no  tamanho e para história .

"Sempre é mencionado nas aulas de história, mas ao vivo é muito grande, vejo peças em cerâmica de milhares de anos, inteiras, de vários formatos, é maravilhoso. Vou levar muito mais conhecimento desta visita. A nossa história é grandiosa para o mundo".

Na oportunidade, ocorreu o bate-papo da organizadora da Exposição denominada Upcycling Amazônico, Francielly Sá.

"Trata-se da proposta sustentável que busca ressignificar objetos característicos da cultura Amazônica que seriam descartados e aplicá-los na moda. Uma solução criativa para a redução de resíduos e uma forma de expressão a personalidade na vestimenta”, explicou a arqueóloga, mestre ceramista, estilista e organizadora da exposição.

O diretor da instituição de ensino, Lázaro Santos dos Reis, reforça que a visita é consequência de reunião com a comunidade escolar.

"A decisão foi unânime por toda a nossa equipe técnica da escola, dos estudantes terem esse contato direto na fonte, com vários pontos na área urbana. Para que possam ficar por dentro de história do nosso município. Muitos deles não tinham o conhecimento, nunca haviam entrado no Centro Cultural. E vir aqui, ter essa recepção dos servidores com grande riqueza histórica, não podemos deixar nossos estudantes de fora”, destacou com grande satisfação.

Os agendamentos prosseguem para visitas da classe estudantil na recepção. A exposição Upcycling Amazônico é aberta gratuitamente ao público na sala de Exposições Transitórias e vai até  08 de março, data alusiva ao Dia Internacional da Mulher.