3. Cultura
  4. Carnaval 2024: Prefeitura e entidades reúnem-se para tratar sobre o planejamento da folia
Carnaval 2024: Prefeitura e entidades reúnem-se para tratar sobre o planejamento da folia Autor: Arquivo - Agência Santarém

Alciane Ayres
Reunião teve a participação da Libes, blocos de bairros, instituições e iniciativa privada.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), começou o planejamento para o Carnaval 2024. Nesta quinta-feira, 11, poder público, representantes da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes), blocos de bairros, instituições e a iniciativa pública reuniram-se para discutir a proposta da festa que será realizada na área urbana e, também, na Vila Balneária de Alter do Chão.

Representantes de entidades e instituições.

A previsão é que no dia 03 de fevereiro seja realizado o primeiro "grito" do carnaval, na orla da cidade, organizado pela Libes. Outros eventos de bairros e comunidades também serão realizados, ambos contarão com apoio do governo. A folia na área urbana será realizada na Praça de Eventos (10 e 13/02) e em Alter do Chão (11 e 12/02), o mela-mela no Lago dos Botos e a novidade será a mudança do carnaval cara-limpa. A pedido de comunitários será o Carnarimbó, mas sem o amido de milho.

"Os diálogos são fundamentais para podermos realizar e apoiar a cultura carnavalesca. Vamos fomentar a cultura, apoiando a Libes, com a realização do arrastão do Carnaval e dos carnavais nos bairros. Neste, o movimento já existe e cresce tanto na área urbana quanto nas comunidades. Fomos procurados para apoiar esse movimento, a princípio vamos trabalhar nos polos das grandes áreas. Na Vila de Alter do chão, o pedido é o carnaval com a identidade cultural e vamos experimentar o Carnarimbó, que será no ritmo mais elétrico, batido e pulado, no entanto continua sem o uso do amido de milho. O mela-mela prossegue no Lago dos Botos", explicou o secretário municipal de cultura, Adson Tertulino.

Adson Tertulino: "Diálogos são fundamentais".

Ediney Vasconcelos da Libes destacou como positivo esse encontro.

"A nossa entidade sente-se contemplada nesta reunião, foi positiva, principalmente, pelo secretário abrir o espaço para nos ouvir  e avançarmos para  juntos realizarmos o retorno o carnaval familiar com grande abrangência em nosso município".

O presidente do bloco Traíra da comunidade de Miritituba, da grande área do bairro Mararu, Rodrigo Sena, enfatizou o respeito da gestão pública em reforçar o  formato da cultura da folia nos bairros e comunidades.

"Fico muito satisfeito por esse chamado. Conseguimos o apoio do governo para a tradição das festas oficiais e nos bairros, assim como em nossa comunidade, há muita peculiaridade em cada parte do município, e ganha mais potência e abrangência em nossa cultura carnavalesca que é diferenciada".

Também participaram da reunião representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Blocos da Pulga, Carnavelhinho e Curumim Folia do Serviço Social do Comércio (Sesc) e CTA/SAE da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Duas reuniões anteriores aconteceram com representantes de blocos da cidade (05/01) e na Vila de Alter do Chão com a participação da Agência Distrital e Conselho Comunitário, comunitários e grupos de carimbó, na última segunda-feira (08/01).

A programação completa, com as atrações locais e regionais, será divulgada brevemente.