A Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS), equipamento da Secretaria de Cultura de Santarém (Semc), iniciou nesta quarta-feira (17), a programação alusiva aos 57 anos de implantação, com exposição fotográfica e de livros centenários e visitação guiada pelo acervo.
O acervo com 14.026 publicações está distribuído em: livros didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, históricos, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, obras paraenses, coleção Amazônia e coleção santarena. Desse acervo, 10 livros são centenários e foram disponibilizados para observação, em conjunto com fotos de pessoas de grande contribuição a trajetória de serviço da biblioteca. Em 2023, o movimento de consultas ao acervo foi de 1.098 usuários. Desses, 769 realizaram empréstimos de livros (período de sete dias de empréstimos); outros 829 pessoas fizeram uso da estação de computadores e 596 usuários o Wi-Fi.
Adson Tertulino, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), afirma que o espaço, com mais de meio século, tem reforçado positivamente a vida intelectual, profissional e o lazer das pessoas que o utilizam.
"Estamos com a programação alusiva aos 57 anos, que engradece a finalidade deste equipamento cultural de acesso gratuito, tanto aos moradores deste município e visitantes", lembrou.
A professora Zileyce Damasceno, usuária, relembra a importância da Biblioteca em sua vida.
"Eu me recordo ainda no ensino fundamental, por volta de 1987, ainda em prédio provisório, e eu já a utilizava para pesquisa ao estudo. E, atualmente, este espaço contribui para a minha vida. Agora ocupo o espaço da Biblioteca, ao estudo e pesquisa para a minha dissertação ao título de Mestrado. E o considero como luz, o espaço adequado, ao meu propósito estudo e a produção da minha pesquisa de mestrado, que são leituras científicas e técnicas".
Paralelo ao uso do acervo, a tecnologia contribui com o acesso livre à estação de computadores e o uso do Wi-Fi, que reforçam o atendimento ao público.
"Eu utilizo os serviços da biblioteca desde os 10 anos de idade, aqui tenho computador e internet disponível para minha pesquisa escolar e mesmo de férias eu venho aqui", disse Abraão Dezincourt, de 13 anos de idade.
Além dos santarenos, visitantes de outras cidades vem à Biblioteca para estudar. É o caso da enfermeira Jamile Costa, de Belém. Ela diz ter encontrado o melhor lugar para desenvolver suas atividades.
"Vou prestar um concurso público e encontrei em Santarém a biblioteca pública municipal. Nesse imenso calor na região, o diferencial aqui é o espaço climatizado, silencioso, atendimento de qualidade e o acesso livre à internet. E aprendemos mais sobre este município com as atividades da programação de 57 anos”, relatou.
Os 10 livros centenários são classificados em: dicionário, romance e jurídicos, datados de 1836 a 1869, excelentes fontes pesquisas, assim como todo o acervo.
A atividade alusiva ao aniversário da BPMPRS encerrará no dia 26 de janeiro. Ela Fica localizada na Avenida Borges Leal, nº 1558, bairro Santa Clara. Entre a Avenida Barão do Rio Branco e Travessa Silvino Pinto. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.