3. Cultura
  4. Aula inaugural da Academia de Música da Filarmônica de Santarém reúne pais e alunos
Aula inaugural da Academia de Música da Filarmônica de Santarém reúne pais e alunos Autor: Agência Santarém

Alciane Ayres
Cento e sessenta alunos, entre novatos e veteranos, iniciam o ano letivo de 2024.

A noite de terça-feira, 20 nas dependências da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS) foi de apresentações na aula inaugural  2024 da Academia de Música. O salão ficou lotado pelos alunos novos e veteranos, pais e responsáveis.

As boas-vindas foram com as apresentações impecáveis da sexagenária Banda Filarmônica e segmentos musicais no sistema intercalado as falas dos professores da Academia de Música. No geral, o repertório foram de músicas locais como de Sebastião Tapajós, Wilson Fonseca, regionais com Nilson Chaves, nacionais e até internacionais, como as do rei do pop Michael Jackson.

O secretário municipal de cultura e músico, Adson Tertulino, destaca detalhes de trabalho dos 60 anos da FMS, em benefício da sociedade santarena e fora dela.

"A Filarmônica Municipal é a grande guardiã da música instrumental do município de Santarém e fora dele. E nesta primeira aula, o público presente viu e ouviu um pouco do desempenho dos nossos músicos e trajetórias na instituição. Além da qualidade profissional que temos a oferecer aos novos e veteranos alunos para este início de ano letivo em nossa Academia de Música”, enalteceu o titular da Semc.

Para o diretor musical e maestro da FMS, Rafael Brito, a aula inaugural é o primeiro contato direto com os alunos novatos/veteranos.

"É um reforço do compromisso mútuo da Filarmônica Municipal somado ao aval da  família nas participações das aulas e almejar um futuro promissor. Temos alunos do passado, que já são músicos profissionais da Banda/Orquestra e professores da Academia. E os novos  alunos terão a oportunidade de assistir as apresentações da Banda, tocando obras eruditas e regionais, repertório referência para banda sinfônica, músicas  exclusivas para datas especiais como esta”, destacou.

Professores capacitados e o destaque à valorização aos profissionais internos. Lucas Montiel estreia como professor na Academia da Filarmônica, no curso de musicalização, e vislumbra êxitos nesta nova etapa.

"Tenho muitas boas expectativas, quando iniciei como aluno. A sensação foi de estar na melhor estrutura e no quadro de professores. Acredito que é o motivo da grande procura para estudar nesta instituição musical. E fico honrado na missão de professor, o que significa que vou prestar o serviço de qualidade aos meus alunos”, detalhou o professor e músico profissional.

Os olhares foram de admiração à performance dos músicos e os detalhes com as metodologias de cada professor, com a finalidade de incentivar o aprendizado em casa. Assim muitos pais e responsáveis acompanharam os filhos na missão do conjunto trabalho com a Academia de Música da Filarmônica.

"A iniciativa foi da Ana, ela teve umas aulas na Escola de flauta e resolvemos matricular na Academia Filarmônica. Nós viemos para incentivar e ficamos tornecendo para que ela se identifique com a música”, disse Luciana Lima, tia de Ana Vitória Meireles, de 11 anos, que vai iniciar o curso de musicalização.

Ao todo, 11 cursos foram disponibilizados gratuitamente para a sociedade santarena, tanto para novos e, também, para os alunos veteranos: bateria, clarinete, flauta transversal, flauta doce, musicalização, percussão, saxofone, trombone, trompete e violino. O ano letivo iniciou com 160 alunos na Academia de Música da  Filarmônica de Santarém.