A noite de sábado (04/05) foi festiva aos moradores do Residencial Salvação que receberam a primeira etapa do projeto Cultura na Comunidade 2024 da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A finalidade do projeto é proporcionar atividades de arte, cultura e lazer. A realização do projeto antecedeu os oito anos de comemoração da entrega das chaves das casas aos moradores do Residencial, por meio do projeto Minha Casa, Minha Vida do governo federal.
As apresentações iniciaram com o grupo de Capoeira Dandara Bambula do Residencial Salvação.
"É um dos momentos de apreciação do nosso trabalho dentro da nossa casa. Temos 35 integrantes e trabalhamos o respeito ao próximo, a história e os movimentos da capoeira e finalidades. Estamos há dois anos desenvolvendo este projeto”, destacou o coordenador Diego Brelaz.
Providências Saudáveis, é como se chama a poesia da moradora Andrea Cardoso.
"Quando eu escrevi, o foco estava para a relação de nós moradores com o meio ambiente. A limpeza do nosso quintal e da frente da nossa casa, do cuidado em armazenar o lixo. Que podemos sim, ter a nossa parte de responsabilidade em cuidar do meio ambiente e não apenas do poder público. O zelo é dever de todos”, explicou a poetisa.
A dança foi apresentada pelo projeto As Panteras da Zumba, o chamado foi geral, da criança ao idoso.
"Dançar faz muito bem, temos participantes da zumba, que compartilham o quanto melhorou a vida deles, e, principalmente, a mente. O projeto Cultura na Comunidade é a oportunidade de chamar mais o público ao movimento da zumba”, destacou a professora de dança Ana Patricia Santos.
Os diferentes gêneros musicais, local, regional e nacional, foram apresentados pelos artistas convidados, os de vanguarda e os iniciantes.
"Trazer a música de qualidade e com os artistas santarenos é um grande ganho para a população. Democratizar a cultura, ampliando-a em diferentes áreas, é magnífico, também, para nós artistas”, enfatizou o experiente cantor e compositor Max Lobão, com mais de quatro décadas de atuação musical.
"Ajustamos a nossa agenda e viemos celebrar este projeto, porque moramos aqui no Residencial Salvação. As nossas apresentações são realizadas entre outros lugares e esta é a hora dos músicos da casa fazer o show aos nossos familiares e vizinhos apreciarem a nossa evolução musical ao vivo. Ainda encontramos e reencontramos outros artistas”, disse a integrante do Forró dos Brothers, Edilane Conceição.
Senazar Guimarães, liderança comunitária do Residencial Salvação, exemplifica a importância do projeto.
"A cultura é importante em todo o lugar, é uma grande festa e junta a essa vontade de nós moradores sempre de relembrarmos a realização do grande sonho do passado que hoje influencia em nosso presente e futuro, a nossa casa”, destaca.
Para o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, a gestão tem cumprido o compromisso de democratizar cultura.
"O projeto está na relação de ações e já posso adiantar que o bairro Mapiri será o próximo local a receber o Cultura na Comunidade", informou.
As apresentações, contaram, também com a banda Base, os músicos Andrea Dourado, Amarildo Brito, Danny Voice e Izelon Silva.