Na manhã desta terça-feira, 18, o Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, participou de um importante painel na Green Zone da COP 30, focado na relevância da agricultura familiar como ferramenta de mitigação das emergências climáticas. A discussão foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), sob mediação da presidente da comissão, deputada estadual Maria do Carmo.

Durante sua fala, o prefeito destacou que fortalecer a agricultura familiar é fundamental não apenas para a economia local, mas também para a adaptação às mudanças climáticas.
“Sou da região do Arapiuns e digo que a agricultura familiar precisa de estruturação, e isso começa pelo apoio direto ao agricultor. Temos mais de mil quilômetros de ramais que a gestão municipal precisa manter. Vivemos a maior estiagem da Amazônia, enfrentamos queimadas e precisamos mostrar essa realidade. Já adquirimos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e para famílias carentes. Energia elétrica com o programa Luz para Todos foi implementada por quem conhece a realidade da Amazônia. Projetos que atendem quem vive nas comunidades só têm resultado quando partem de quem entende essas necessidades. Mas ainda precisamos de mais apoio. Assim teremos menos êxodo rural, porque quem quer trabalhar no campo precisa de condições e suporte do governo”, afirmou o gestor.
A deputada Maria do Carmo reforçou a contribuição ambiental das práticas tradicionais das comunidades rurais e destacou ações sugeridas ao governo federal.
“Com técnicas tradicionais, a agricultura familiar fortalece a resiliência ambiental e ajuda a reduzir a temperatura local. Enviamos quase 50 indicações ao presidente da República sobre agricultura familiar, como mecanização, monitoramento da temperatura da água, filtros para agricultores de áreas isoladas, entre outros. São propostas que podem se tornar ações efetivas”, explicou a parlamentar.

O painel marcou mais um momento de destaque para Santarém na COP 30, reforçando a importância da agricultura sustentável e da valorização das comunidades rurais no enfrentamento às mudanças climáticas.
Autor:
Celso Lobo