1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarem na COP30
  4. Gastronomia indígena encanta público no espaço Cozinha Show da COP 30
Gastronomia indígena encanta público no espaço Cozinha Show da COP 30 Autor: Rony Aires

Gastronomia indígena encanta público no espaço Cozinha Show da COP 30

Ailanda Tavares
Publicado em - Atualizado
Chef Zena do Carmo apresenta técnicas ancestrais e valoriza ingredientes amazônicos no Pavilhão Pará

A riqueza da culinária indígena amazônica ganhou destaque durante a programação do Pavilhão Pará na COP 30, quando o público teve a oportunidade de acompanhar a apresentação do chef santareno Zena do Carmo, no espaço Cozinha Show.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Zena é especialista em culinária nativa da Amazônia, unindo tradição, inovação, sustentabilidade e oralidade ancestral. Seu trabalho valoriza ingredientes locais, práticas sustentáveis e os saberes dos povos indígenas e ribeirinhos, fortalecendo a preservação da biodiversidade e a difusão cultural da região.

O chef já marcou presença em grandes eventos gastronômicos, como o Festival Fartura, Enchefs Pará e feiras gastronômicas na Alemanha. Entre os principais reconhecimentos, recebeu o título de Embaixador Internacional da Culinária Nativa do Brasil, concedido pela instituição The Best of Gastronomy, na França, além de homenagens em países como Espanha, México e Peru. Conquistou também o 1º lugar no projeto “Cozinha Tapajós”, destacando sua contribuição à gastronomia amazônica.

Durante sua apresentação na COP 30, Zena preparou a “Cujubada”, um prato exótico e afrodisíaco à base de camarão, jambu e tucupi, que traduz a identidade alimentar da floresta, exaltando aromas, texturas e saberes que atravessam gerações.

Para ele, participar do evento é uma forma de levar a voz da Amazônia para o mundo:

“Representar Santarém e a culinária indígena na COP 30 é uma grande honra. A gastronomia é uma forma de contar nossa história, de mostrar que a floresta vive em nós e que preservar é também respeitar a cultura e os povos que dela fazem parte. Aqui, mostramos que a Amazônia não é só um território, é identidade, é vida e é sabor.”, destacou o chef.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.