1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarem na COP30
  4. Prefeitura de Santarém promove troca de experiências culturais na COP 30
Prefeitura de Santarém promove troca de experiências culturais na COP 30 Autor: Rony Aires

Prefeitura de Santarém promove troca de experiências culturais na COP 30

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Visita técnica, articulação institucional e formação em Belém marcam a agenda da Semc, ampliando conexões estratégicas no contexto da COP 30.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou, na manhã desta sexta-feira, 21, uma visita técnica ao Museu das Amazônias, em Belém, como parte das agendas paralelas da COP 30. A programação, voltada à articulação institucional e ao intercâmbio cultural, reforça o compromisso de aproximar iniciativas culturais entre os dois municípios.

Durante a visita, a equipe da Semc conheceu as instalações e exposições do Museu das Amazônias e participou de um encontro com Grazielle Giacomo, gerente técnica do espaço. O momento possibilitou uma troca de experiências sobre gestão museal, a partir das vivências do museu belenense e do Centro Cultural João Fona.

Grazielle destacou a importância da aproximação entre as instituições. “É uma alegria receber todos aqui. O Museu das Amazônias trabalha para fortalecer diálogos sobre cultura e território”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura de Santarém, Priscila Castro, ressaltou que a agenda é estratégica para pensar novos caminhos para o patrimônio cultural santareno, especialmente no processo de fortalecimento do Centro Cultural João Fona. “Queremos dialogar para aprender, para pensar em possibilidades, inclusive de intercâmbio entre o Museu das Amazônias e o Centro Cultural João Fona", disse.

Participaram ainda da visita o vice-prefeito, Carlos Martins, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Fábio Barbosa e o diretor do Centro Cultural João Fona, Anderson Pereira.

Além da visita e do encontro com a gestão, a equipe acompanhou, no início da tarde, a palestra “Projeto Cultura e Ação Climática: Seminários Museus – do Local ao Global e Integração Latino-Americana”, que reforçou a importância da integração entre sujeitos e instituições.

A participação da Semc na programação da COP 30 fortalece a construção de redes entre instituições culturais da Amazônia, ampliando possibilidades de cooperação técnica e o desenvolvimento de novos projetos conjuntos entre Santarém e Belém.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.