Além da Casa Santarém Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém está presente na programação do Pavilhão Pará Municípios durante a COP 30. Na tarde desta quarta-feira (19), o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio, participou do painel “Experiências de abordagem sustentável no turismo do Pará”, no qual apresentou o trabalho desenvolvido pelo Turismo de Base Comunitária (TBC) no município.
O debate reuniu representantes dos municípios de Altamira, Salinópolis, Santana do Araguaia e Santarém para discutir os desafios e oportunidades de consolidar um modelo de turismo alinhado à sustentabilidade no Pará, atraindo um grande público ao espaço.

Mais do que uma atividade econômica, o Turismo de Base Comunitária representa uma nova forma de vivenciar a Amazônia, permitindo ao visitante conhecer o cotidiano das comunidades ribeirinhas e indígenas, aprender com seus saberes e participar de experiências genuínas.
Em cada comunidade, o turista é convidado a mergulhar em histórias, sabores e paisagens singulares. Trilhas, gastronomia tradicional e artesanato revelam modos de vida que conectam o visitante à essência amazônica, promovendo um encontro verdadeiro entre pessoas, natureza e cultura.

Durante sua fala, Emanuel Júlio destacou o fortalecimento do TBC, que vem sendo incentivado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). Somente neste ano, as ações foram ampliadas com 14 visitas técnicas nas regiões do Tapajós, Arapiuns e Lago Grande, além de programas de qualificação profissional em destinos como Maracanã, Ponta de Pedras e Alter do Chão.
“O turismo é uma das grandes forças da nossa economia. Valorizar nossos profissionais, capacitar a população e investir em sustentabilidade são passos fundamentais para garantir um crescimento contínuo e responsável do setor em Santarém”, destacou o titular da pasta.

O secretário também citou alguns dos principais projetos de TBC desenvolvidos nas comunidades de Vila Coroca, São Marcos, Tucumã e Maripá. “Essas pessoas são guardiãs da floresta, e o turismo de base comunitária permite que continuem vivendo no lugar onde nasceram, ao mesmo tempo em que passam a ter oportunidades econômicas e sociais”, disse.
Além dos painéis, a Casa Santarém Alter do Chão apresenta ao público exemplos de turismo de base comunitária e ações de valorização da cultura local. O espaço está aberto à visitação no Centro de Convenções Centenário, das 14h às 21h, até sexta-feira.
Autor:
Rony Aires/ CCOM