1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarem na COP30
  4. Casa Santarém Alter do Chão destaca gestão das Áreas de Proteção Ambiental do municipio
Casa Santarém Alter do Chão destaca gestão das Áreas de Proteção Ambiental do municipio Autor: Cibele Pixinine/ CCOM

Casa Santarém Alter do Chão destaca gestão das Áreas de Proteção Ambiental do municipio

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
No Pavilhão Pará, Prefeitura apresenta aos visitantes as boas práticas de preservação ambiental

No stand Casa Santarém Alter do Chão, instalado no Pavilhão Pará durante a COP30, o município traz ao público uma mostra de suas iniciativas de proteção e gestão ambiental. Entre as ações em destaque está a apresentação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), um dos pilares da política de sustentabilidade desenvolvida pela Prefeitura de Santarém.

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão no local compartilhando informações sobre a importância e os objetivos das APAs. Os visitantes podem conhecer de perto como o município tem atuado para fortalecer a preservação dos recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades inseridas nesses territórios.

Durante a visitação, muitos demonstraram interesse nas práticas ambientais apresentadas. A estudante de Medicina Veterinária Ana Beatriz Cardoso Gomes, de Parauapebas, destacou a importância do trabalho desenvolvido nas APAs. “Eu acho de suma importância para poder preservar as espécies nativas daquela região, como o pirarucu. Eu nunca fui a Santarém, mas acho a cultura de lá muito interessante, então vir aqui e conhecer mais sobre esse trabalho foi muito importante”, comentou.

As três APAs municipais têm papéis fundamentais na conservação ambiental:

APA Alter do Chão – Criada para proteger um dos cartões-postais do Brasil, abriga importantes ecossistemas, como igarapés e áreas de vegetação nativa, que garantem a beleza e a biodiversidade da região.

APA Saubal – Possui cerca de 154 hectares e está localizada em área urbana de Santarém. A unidade foi criada para preservar o conjunto geológico e biológico da serra, proteger os recursos hídricos e assegurar o uso sustentável da área.

APA Juá – Tem como objetivo proteger uma área estratégica localizada em zona de expansão urbana. Com 126 hectares, a APA é essencial para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local, além de contribuir para o ordenamento territorial da cidade.

A participação de Santarém no evento reforça o compromisso do município com a conservação ambiental e a transparência na gestão das áreas protegidas. Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela, a presença no evento representa um momento estratégico de visibilidade internacional.

“Trazer as nossas práticas de gestão ambiental para a COP é uma oportunidade única de mostrar ao mundo o trabalho sério e comprometido que Santarém desenvolve. As APAs são patrimônios naturais que exigem cuidado constante, e apresentar essa experiência em um dos maiores eventos globais sobre clima e sustentabilidade fortalece o município e abre portas para novas parcerias e investimentos”, comentou a titular da pasta de Meio Ambiente.

Com a exposição no stand Casa Santarém Alter do Chão, o município reafirma seu papel de referência regional na proteção ambiental. Localizado no Pavilhão Pará, no Centro de Convenções Centenário, o espaço pode ser visitado das 14h às 21h, até sexta-feira.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.