O I Festival de Talentos das Escolas Municipais realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação levou um grande público à Casa de Cultura na noite de terça-feira (14). Cerca de 300 pessoas assistiram e aplaudiram o evento organizado pela Escola de Artes Emir Bemerguy, como parte das comemorações dos 361 anos do município.
O Prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da Primeira Dama Celsa Brito, e a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva prestigiaram a programação que teve duas categorias em disputa.
Na categoria Instrumental, Ariel Leone, da Escola Frei Miguel Kellet ficou com o primeiro lugar. Ele usou o violão para interpretar a música “Aos da Guitarrada”, de Sebastião Tapajós.
O segundo lugar foi para Efrain Leitão Batista, da Escola Paulo Rodrigues dos Santos que apresentou a música “Galop du Diable”, de G. Ludovici). O pout-pourri, de Ian Likelme da Escola Dom Lino Vombommel ficou com o terceiro lugar.
Na categoria vocal, a disputa foi mais acirrada, 16 candidatos de várias regiões como planalto, rios e cidade foram selecionados e Débora Eduarda Pereira Sarmento, da Escola São Pedro, rio Arapiuns ficou com o primeiro lugar interpretando a música “Céu azul” de Ana Gabriela.
Em segundo lugar ficou a pequena Melissa Correa Leal, representando a Umei Diamantino com a interpretação da música “Hei Pai”, de Isadora Pompeu. Lívia Gabriele Menezes Bezerra, da Escola Eilah Gentil cantou “Poema de amor” de Wilson Fonseca e ficou com o terceiro lugar.
O Festival de Talentos das Escolas municipais teve o objetivo de estimular a criação, produção, fortalecimento e difusão da arte, respeitando as especificidades culturais e oportunizando aos alunos a mostrar seus talentos por meio da música.
Gean Araújo foi um dos músicos integrantes da Banda Base, que acompanhou os candidatos nas apresentações. Ele comentou sobre o Festival.
“Nós percebemos o grande empenho dos gestores em levar os alunos aos ensaios, principalmente da região de rios. Muitos pais não puderam levar seus filhos e o gestor da escola se dispôs a levar o aluno, ou seja, os professores, gestores, abraçaram o evento e tiveram uma participação muito importante e, a noite, nas apresentações todos foram muito bem, o nível estava muito parecido e acho que o que pesou na decisão dos jurados foi em relação ao aluno que conseguiu controlar a emoção, porque todos se apresentaram muito bem”, disse Gean.
A coordenadora da Escola de Artes e uma das organizadoras do Festival, Monique Paixão, avaliou como positiva a primeira edição do Festival de Talentos.
“Foi um grande evento onde nós pudemos mostrar os talentos que temos nas escolas. Nossa avaliação enquanto equipe técnica é super positiva. O corpo de jurados teve uma tarefa muito difícil porque o nível dos candidatos estava muito elevado tanto na categoria instrumental quanto na vocal e foi um desafio muito grande para quem estava julgando e também, para nós da coordenação em tentar oferecer a melhor estrutura, os melhores músicos, a melhor recepção. A gente pensou nos mínimos detalhes pra que o festival fosse o sucesso que foi e, uma coisa muito positiva é que os alunos e os gestores já estão pedindo o próximo. Esse primeiro teve 47 inscritos e tenho certeza que no próximo virão muito mais”, declarou Monique.
O corpo de jurados foi composto por Júlio Heleno Pereira Lages, Licenciado em música pela Uepa com especialização em Gestão Escolar (Ufopa) e em Educação Musical (Censupeg); Renata Sousa da Silva, Licenciada em música pela Uepa com especialização em Metodologia do Ensino de Arte (Uninter) e em Musicoterapia (Sensupeg); Sara Vieira, formada pela Uepa em Licenciatura plena em música, Pós-graduada em canto popular pelo Instituto Alpha/FACEC; Edmarcio Paixão, graduado em Licenciatura plena em Educação Artística-música pela Uepa, especialista em arte e educação pela Uninter, Gestor cultural pela Ufopa e Pós-graduado em musicoterapia clínica e ainda Luanda Lameira Virgolino, Licenciada em música pela Uepa e com especialização em Musicoterapia (Sensupeg).
A noite de apresentações não ficou somente por conta dos candidatos. A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva cantou ao lado da neta, Maria Loise, a música “Perfeitinha”, de Enzo Rabelo. A apresentação arrancou muitos aplausos da plateia.
A secretária também avaliou o I Festival de Talentos e agradeceu a todos que planejaram e executaram o evento. “Pra nós foi uma alegria muito grande poder receber essas crianças que vieram tanto da zona urbana quanto de outras regiões e ficamos impressionados de ver tanto talento musical. Esse foi o primeiro de outros que virão e eu gostaria de agradecer aos que planejaram, organizaram, executaram e aos que participaram, enfim, todos aqueles que puderam, junto com nossas crianças, mostrar pra nossa cidade, que completa 361 anos, pra nossa Rede municipal, esse momento inspirador, ímpar, único. Me alegra saber que no seio dessa rede tem tantos talentos e precisamos valorizar”.
O prefeito Nélio Aguiar prestigiou o evento e congratulou todos os alunos. "É sempre importante fortalecer os talentos das nossas crianças. A arte e a cultura devem andar ao lado da educação. Nesta noite, cada um mostrou sua habilidade e encantou a todos nós. Parabéns!"
Premiação:
Os primeiros lugares de cada categoria (instrumental e vocal) receberam troféu e um Tablet como premiação (primeiro, segundo e terceiro lugar).
Os demais participantes (4º ao 16º) receberam troféu e kit escolar.
Confira mais fotos do I Festival de Talentos das escolas municipais: