3. 361 anos de Santarém
  4. Santarém 361 anos: Prefeitura entrega UBS Enfª Maria de Fátima Maia Duarte à comunidade Cipoal
Santarém 361 anos: Prefeitura entrega UBS Enfª Maria de Fátima Maia Duarte à comunidade Cipoal Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Prefeito Nélio Aguiar e secretária de Saúde Vânia Portela descerram a placa de inauguração da UBS

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) entregou a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS), batizada de “Enfª Maria de Fátima Maia Duarte”, localizada na comunidade Cipoal, na tarde desta segunda-feira, 28. A entrega faz parte do cronograma de aniversário dos 361 anos da Pérola do Tapajós.

A cerimônia de entrega contou com a presença do Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama, Celsa Brito; da secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela; do chefe de Gabinete, Alberto Portela; do deputado estadual, José Maria Tapajós; do ex-prefeito de Santarém, Lira Maia; do vereador Erasmo Maia (DEM); além dos moradores, equipe de governo e de saúde.

Autoridades municipais e profissionais de saúde estiveram presentes

Com a revitalização da UBS, 2.826 pessoas são beneficiadas com melhor estrutura de atendimento. A unidade possui uma equipe de estratégia de saúde da família contando com enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde e de serviços gerais. Atende seis comunidades: Cipoal I, Cipoal II, Cruzeiro, Poço Branco, Igarapé do Pimenta e Urumanzal.

“É com muita alegria e o coração cheio de orgulho que entregamos a UBS enfermeira ‘Maria de Fátima Maia Duarte’. Essa obra revitalizada vai oferecer serviços com mais qualidade e conforto aos seus usuários”, comemorou a titular da Pasta, Vânia Portela.

Titular da Semsa, Vânia Portela

A UBS recebe o nome da enfermeira ‘Maria de Fátima Maia Duarte’ (in memorian), uma profissional exemplar que durante toda a vida atuou em prol da região do Planalto.  A enfermeira recebeu reconhecimento internacional no I Encontro de Atenção Primária à Saúde, onde apresentou os trabalhos desenvolvidos na comunidade, como os mutirões e campanhas de combate a verminoses, saneamento básico, acompanhamento e desenvolvimento das crianças, entre outros. Posteriormente, este serviço tornou-se referência nacional para implantação em vários estados do Brasil que prestigiaram aquele momento.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Nélio Aguiar ressaltou a importância da homenagem à enfermeira Maria de Fátima Maia Duarte. “A gente participa de inaugurações onde o prédio é mais importante, aqui é diferente, vou me ater ao fato da denominação desta Unidade. Neste momento de homenagem quero enfatizar o papel e contribuição que a Enfermeira Fátima teve na comunidade Cipoal. Eu tenho certeza de que agora ela está lá no céu, olhando para nós, ela está muito feliz por essa homenagem”, finalizou emocionado o gestor de Santarém.

Prefeito Nélio Aguiar comentou sobre a homenagem a enfermeira

Confira mais fotos da UBS Enfª Maria de Fátima Maia Duarte