3. 361 anos de Santarém
  4. Santarém 361 anos: Prefeitura entrega reforma e ampliação da Umei Ubaldo Corrêa, no Tabocal
Santarém 361 anos: Prefeitura entrega reforma e ampliação da Umei Ubaldo Corrêa, no Tabocal Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Os recursos investidos ultrapassam R$ 1,1 milhões; a Unidade atende 210 crianças nos turnos parcial e integral

Investimentos na educação infantil

O prefeito Nélio Aguiar e comitiva descerraram na noite desta quarta-feira (29), a placa que inaugura a sexta Unidade de Educação Infantil entregue pela gestão somente nesse mês de junho pelas comemorações alusivas ao aniversário da cidade. A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Ubaldo Corrêa, localizada na rodovia 163, km 22, bairro Tabocal, região do planalto santareno foi reformada e ampliada.

A ampliação da unidade contou com seis salas de aula, bloco administrativo, bloco de serviço, secretaria, diretoria, jardim sensorial, vestiários, almoxarifado, sala dos professores, brinquedoteca, cozinha, copa/nutrição, dispensa, rouparia, lavanderia, refeitório e área de serviço. Um investimento de R$ 1.174.839,90 do governo municipal.

Toda a unidade recebeu mobiliário novo e moderno

A Umei Tabocal atende 210 crianças, com turmas de maternais I e II parcial e integral e turmas de Pré I e II Parcial. Iniciou as atividades em 1978, quando foi implantado na comunidade o chamado Casulo, mantido pela Legião Brasileira de Assistência (LBA), atendendo 34 crianças. Na época os funcionários eram voluntários.

O prefeito esteve acompanhado da Primeira Dama do município Celsa Brito, do Deputado Estadual José Maria Tapajós, do Secretário Regional de Governo Alexandre Maduro, dos Vereadores Erasmo Maia e Andreo Rasera e da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.

Autoridades municipais e comunidade estiveram presentes

Ainda compuseram a mesa das autoridades o ex-prefeito de Santarém Rui Correa representando a família que dá nome a Umei, o Presidente do Conselho Comunitário do Tabocal Francisco das Chagas, a Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil (NTEI) Aline Fernandes e a coordenadora da Unidade Eliana Limeira de Alencar que destacou o momento de gratidão pela nova Unidade de Educação.

“Pra gente é uma satisfação muito grande, uma sensação de gratidão, isso era uma reforma que virou construção, então pra comunidade do Tabocal é um momento histórico e a gente tá muito feliz em poder ter um espaço mais adequado pra atender nossas crianças”, frisou Eliana.

O vereador Erasmo Maia lembrou que a comunidade do Tabocal tem sido contemplada com grandes obras pela atual gestão. Segundo ele, o prefeito já investiu cerca de R$5,7mil que ainda poderá ser a primeira comunidade do planalto santareno a receber asfalto. “Vamos discutir com a comunidade e é ela quem vai decidir onde colocar o asfalto, já estamos em uma articulação política com o deputado José Maria Tapajós e em breve o asfalto deve chegar aqui pro Tabocal”, disse o líder do governo na Câmara.

Brinquedoteca é uma das áreas implantadas na Umei

“Já temos outras Unidades para entregar e já estamos iniciando outras licitações. Dessa vez vamos contemplar também a região de rios, Tapajós, Arapiuns e Lago Grande. A educação infantil é base e a gente fazendo uma base sólida certamente colheremos bons frutos”, pontuou a gestora da educação, Maria José Maia.

O prefeito Nélio Aguiar destacou que em virtude da responsabilidade fiscal que a sua gestão alinhou é possível estar entregando importantes obras em todas as regiões do município, a exemplo do Tabocal.

“Graças a essa responsabilidade fiscal a gente consegue pagar nossos servidores em dia, pagar fornecedores em dia e mais que isso, fazer o maior investimento que Santarém já teve nos últimos anos em obras pra nossa população, mas ninguém faz nada sozinho, é preciso ir em busca de parcerias. O governador Helder tem sido um grande parceiro, só nesse final de semestre nós estamos com R$85 milhões de reais pra convênio com o Governo do Estado. São R$72,5mil (setenta e dois milhões e quinhentos mil reais) do Estado e R$12,5mil (doze milhões e quinhentos mil) de contrapartida da Prefeitura de Santarém, ou seja, se o município de Santarém não tivesse uma receita própria, equilibrada, a gente ia perder R$72 milhões para investir, essa é a conta de um governo que governa com responsabilidade e compromisso com a população”, argumentou Nélio.

Cozinha também passou por melhorias

Em meio as falas das autoridades uma pequena voz chamou a atenção. A gratidão pelo novo espaço expressada no verso declamado pela aluna Denise Maria Silva Sousa. Confira um trecho:

“[...]Seu prefeito venho agradecer

E à Secretária Maria José, exaltar

Pelo compromisso e dedicação

Fazendo hoje essa inauguração

Construindo uma melhor educação.

Viva nossa Umei

Quem por aqui passou

E quem ainda vai passar,

É dia de festa, amiguinhos