3. 361 anos de Santarém
  4. Santarém 361 anos: Prefeito entrega quadra coberta da Escola Dom Lino Vombommel; o educandário também vai ganhar novas salas de aula
Santarém 361 anos: Prefeito entrega quadra coberta da Escola Dom Lino Vombommel; o educandário também vai ganhar novas salas de aula Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O equipamento vai beneficiar mais 800 alunos.

Seguindo a maratona de inaugurações programadas para esse mês de junho, alusivas ao aniversário do município, o prefeito Nélio Aguiar inaugurou no final da manhã desta terça-feira, 28, a nova quadra coberta da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom Lino Vombommel, localizada no bairro Novo Horizonte, grande área do Santarenzinho.

Os investimentos do governo municipal no novo espaço escolar são de R$735.476,37(Setecentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e setenta e seis reais e trinta e sete centavos). Esta foi a sétima quadra entregue em junho.

Inaugurada em 22 de dezembro de 2012, o educandário que recebeu o nome de um dos bispos eméritos da cidade, falecido em agosto de 2007, atende 835 alunos em 26 turmas, nos turnos matutino e vespertino e é autorizada a funcionar nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com alunos do Pré-Escolar ao 9º ano.

Os alunos receberam o prefeito e sua comitiva com muita alegria e um show de danças. A turma do Pré Escolar, sob responsabilidade da Profª Sebastiana Pedroso, apresentou a Dança da Saia. Já os alunos das turmas 402 e 502,  apresentaram ‘O brasil e suas diversidades’ e ainda teve muito Carimbó, apresentado pelos alunos do 6º ao 9º ano e uma participação especial de Ian Likelme, terceiro lugar no Festival de Talentos da Semed, tocando com um Pout-Pourri de forró e mostrando muita habilidade no teclado.

Para o Gestor Elias Silva de Mesquita, a espera de 10 anos pela quadra valeu a pena.

“Hoje nós podemos dizer que temos um lugar adequado para as atividades físicas dos nossos alunos e o momento é só de felicidade porque há dez anos estávamos aguardando uma quadra coberta e agora, através do prefeito Nélio Aguiar, nós conseguimos”.

A alegria do gestor aumentou mais ainda quando o prefeito confirmou que o educandário irá ganhar mais quatro salas de aula. “É uma necessidade, nossa escola já trabalha quase que de forma precária devido a grande demanda de alunos, são quase 900 alunos e essas novas salas vão amenizar essa demanda”, disse o gestor Elias.

A Secretária de Educação lembrou das escolas da grande área já contempladas com quadras e antecipou que em julho novas licitações serão feitas para contemplar outras escolas da grande área Santarenzinho.

“Só nessa grande área já entregamos a quadra das escolas Eilah Gentil, União Libertadora e Santa Luzia (no primeiro mandato) e, na primeira semana de julho, vamos publicar a licitação para ampliar e reformar várias outras escolas dessa grande área, como, por exemplo, a escola Delano Riker que além de reforma e ampliação também ganhará uma quadra coberta como esta. Vamos concluir a escola Ubaldo Correa que ganhará ginásio poliesportivo e ainda tem a escola Dom Floriano que está em construção de sua quadra, enfim, estamos muito felizes de trazer alegria para esse espaço escolar”, disse Maia.

O prefeito Nélio Aguiar enfatizou que o novo espaço irá trazer mais conforto para alunos e professores e pediu às famílias que incentivem os filhos na prática do esporte.

“Vamos incentivar a pratica de esportes, ao invés de nossos filhos estarem pelas ruas, perambulando, é pra estarem aqui, nessa quadra, se exercitando, brincando com seus colegas, protegidos dentro desse espaço, afinal, a escola é uma extensão da nossa casa”.

O gestor também confirmou a ampliação da escola Dom Lino em mais quatro salas de aula.

“Meu caro Elias (diretor), o seu pedido é uma necessidade, a necessidade existe, compromisso nós temos e não é ‘talvez’ não, é sim, nós já estamos autorizando a professora Maria José, já estamos autorizando o Lauro (engenheiro) a começar o projeto pra gente construir mais quatro salas de aulas e ampliar o atendimento com mais conforto pros nossos alunos”, disse o gestor.

Prestigiaram a entrega o Deputado Estadual José Maria Tapajós, vereador Didi Feleol, Secretários de Governo Josilene Pinto, Ezequiel Aquino, Paulo Jesus e Emir Aguiar além do Chefe de Gabinete Alberto Portela.