Na próxima segunda-feira, 11, às 8:30h, no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), será realizada a primeira reunião do Comitê de Gestão de Riscos de Queimadas e Mudanças Climáticas, instituído por meio do Decreto nº 1.351/2025, publicado em junho deste ano. O encontro marcará o início dos trabalhos do grupo, com foco no alinhamento do planejamento estratégico para a prevenção e o combate às queimadas no município.
A criação do comitê reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção ambiental e o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas. Composto por representantes de diversos setores da administração pública e instituições parceiras, o grupo atuará de forma integrada na elaboração e implementação de políticas e ações voltadas à mitigação de riscos ambientais.
Entre as competências do comitê estão: elaborar e executar o Plano de Contingência de Queimadas; mapear áreas de risco; promover campanhas educativas junto à população; coordenar ações de combate a incêndios florestais; monitorar focos de calor e emitir alertas; recomendar a decretação de situação de emergência, quando necessário; elaborar relatórios técnicos; e articular essas ações com as políticas públicas voltadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Serviço
Data: 11/08/25
Horário: 8h30
Local: Ciam (R. Adriano Pimentel, 296 – Centro)
Sugestão de entrevista:
Vânia Portela – secretária de meio ambiente
Demais órgãos presentes