No dia 12 de setembro, às 17h, no Centro Cultural João Fona, Santarém será palco da apresentação “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos”, que reúne em uma narrativa única o rito religioso e a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa. Uma experiência que valoriza e salvaguarda a cultura paraense, reforçando sua força no ano da COP30 e marcando também o Sairé como símbolo desse novo momento de projeção nacional.
A Exposição Fotográfica que conta a jornada de uma manifestação com mais de 300 de tradição chega a Santarém em um momento histórico: a itinerância nacional do Sairé. Depois de percorrer as cinco regiões do Brasil, levando a cultura do Norte a milhares de pessoas e ocupando espaços icônicos da cena cultural, o ciclo se completa em casa, no coração da Amazônia.
A itinerância também é um convite para que todo o Brasil conheça a riqueza cultural de Santarém e Alter do Chão, com suas belezas naturais e identidade única.
Entre os dias 18 e 22 de setembro, a Exposição estará em Alter do Chão, na Casa Santarém, como parte da programação do Sairé 2025.
Serviço
Local: Centro Cultural João Fona – Santarém (PA)
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 17h
Evento: “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos”