Na manhã e tarde desta terça-feira (26), a Casa da Cultura recebeu gestores culturais de diversos municípios da região para o 4º Encontro de Gestores Culturais, como parte da programação do projeto “FCP por todo o Pará”. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas e o Ministério da Cultura, e contou com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Um dos principais pontos discutidos foi a sensibilização dos gestores para a aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinados às bibliotecas públicas, além de orientações sobre captação de emendas parlamentares federais para esse setor.
Como parte da programação, também foram entregues quase 20 mil livros oriundos do edital de cessão de obras paraenses, da Fundação Cultural do Pará. O edital contempla bibliotecas públicas, escolares, prisionais e hospitalares, reforçando a política de acesso democrático à leitura e à cultura.
Segundo Marinilde Barbosa, servidora da Fundação Cultural do Pará, a ação abrangeu diferentes municípios do estado:
“Nessa edição, aqui do 4º Encontro de Gestores, nós fizemos as entregas para bibliotecas públicas e escolares. As regiões alcançadas no encontro foram Baixo Amazonas, Tapajós e também tivemos municípios também da região do Xingu, Placas e Uruará. E a gente quer agradecer também a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém por meio da secretaria de Educação e Cultura, as associações Amulti e Amucam, pela articulação que viabilizou também a participação de 17 municípios”.
Representando a Secretaria Municipal de Cultura, Ariadne Lima, do setor de planejamento da SEMC, destacou a importância da iniciativa para a região:
“Esse encontro é fundamental porque fortalece a rede de bibliotecas e dá condições para que gestores locais consigam acessar recursos e implementar projetos. É um passo importante para garantir que o livro, a leitura e as bibliotecas sejam tratados como prioridade em políticas públicas no município e em toda a região”.
O Encontro de Gestores Culturais reforça a política do Estado de investir em equipamentos de acesso público e democratizar o acesso ao livro e à leitura, construindo uma rede cultural mais sólida e conectada em todo o Pará.