1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Segurança e cultura se unem em estratégias para o Sairé 2025
Segurança e cultura se unem em estratégias para o Sairé 2025 Autor: Weldon Luciano - Assessor de Comunicação

Segurança e cultura se unem em estratégias para o Sairé 2025

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Festa acontece em Alter do Chão entre os dias 18 e 22 de setembro.

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reuniu representantes de secretarias municipais e órgãos de segurança no Centro Cultural João Fona, em Santarém, para tratar da organização do Sairé 2025, que será realizado em Alter do Chão entre os dias 18 e 22 de setembro.

O encontro teve como foco o debate de pontos considerados cruciais para o evento, como segurança pública, trânsito e salubridade alimentar. A integração dos setores busca estruturar, de forma antecipada, os fluxos e movimentos do festejo, garantindo mais segurança, fluidez e conforto ao público durante a programação.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Vigilância Sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar.

Durante o encontro, os participantes também avaliaram a experiência do Sairé 2024, identificando pontos positivos e desafios enfrentados, com o objetivo de aprimorar a logística e as ações para este ano.

O coordenador de eventos da Semc, Francisco Vera Paz, destacou a importância do diálogo integrado.

“Esse diálogo é fundamental porque direciona os próximos passos da Secretaria de Cultura na produção do Sairé. Por ser o maior evento da cidade e da região, exige justamente o entrosamento das equipes de trabalho, tanto dos órgãos de segurança quanto das secretarias municipais que estiveram presentes e que estarão conosco durante os dias da festa.”

Já o major Wanderley Costa, da Polícia Militar, reforçou a necessidade do planejamento conjunto para ampliar a eficiência das ações de segurança. 

“Estivemos aqui reunidos, não apenas os órgãos de segurança estaduais, mas também os municipais, juntamente com a Secretaria de Cultura, para verificar o planejamento já elaborado, articular melhorias e garantir que a segurança pública seja realizada com maior eficiência. Isso inclui o controle do trânsito, o fechamento das entradas no entorno do Sairé e uma fiscalização mais efetiva sobre quem terá acesso à área da festa.”

 

Sairé 2025

Realizado anualmente em Alter do Chão, o Sairé é uma das manifestações culturais mais tradicionais da Amazônia, reunindo rituais religiosos, apresentações folclóricas e a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa. Em 2025, o evento ocorrerá de 18 a 22 de setembro e deve atrair milhares de turistas e moradores da região. A expectativa da Prefeitura é que, com o reforço das medidas de segurança e organização, o Sairé deste ano seja marcado não apenas pela grandiosidade cultural, mas também pela tranquilidade e conforto oferecidos ao público.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, ambos receberam apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.