A Prefeitura de Santarém realizou, na manhã desta segunda-feira (15), uma reunião no Theatro Victória para alinhar os últimos ajustes do esquema de segurança do Réveillon 2026 na orla da cidade. O encontro reuniu representantes dos órgãos municipais e forças de segurança, com foco na organização, prevenção e garantia da tranquilidade do público durante a virada do ano.
Participaram da reunião integrantes da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Urbanos (Semurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O Réveillon na orla de Santarém será realizado no dia 31 de dezembro, na Praça Tiradentes, bairro Aldeia, com a montagem de um palco na Avenida Tapajós. A programação terá início às 21h do dia 31 e seguirá até 3h da manhã do dia 1º de janeiro. A festa contará com uma atração nacional, que deverá ser anunciada oficialmente pela Prefeitura nos próximos dias.
Assim como em eventos anteriores, o esquema de segurança prevê a instalação de barreiras de acesso e pontos de interdição do trânsito nas proximidades do local. A Polícia Militar reforçou que estará em vigor a proibição da entrada de garrafas de vidro. O descumprimento da medida poderá resultar em penalidades e medidas administrativas. Somente latinhas serão permitidas.
A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destacou que a segurança é uma prioridade como tem sido os grandes eventos promovidos pela Prefeitura.
“Em todos os grandes eventos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a questão da segurança é muito importante. Conversamos com todos os órgãos, inclusive com os bombeiros, por conta da queima de fogos, que já é tradicional, e da atração nacional que virá para o Ano Novo. A população geralmente vem em peso para a frente da cidade, e cabe a nós garantir que tudo aconteça de forma tranquila, na paz e ordeira. O Ano Novo vai ser na Praça Tiradentes, como tem sido nos grandes eventos da Prefeitura de Santarém.”
O capitão Alexandre, do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), explicou que o planejamento operacional da corporação já está em andamento e que o efetivo será reforçado devido a dimensão do evento.
“Esse planejamento começa a partir de hoje. Como se trata de uma atração nacional, a PM vai avaliar o efetivo que será empregado, em torno de 100 policiais, além da segurança privada que também estará no local. Teremos bloqueios e reforçamos que será proibida a entrada de bebidas alcoólicas em garrafa. Orientamos o público para que não traga esse tipo de recipiente, porque o vidro pode causar lesões, como cortes e acidentes com garrafas quebradas. Só latinhas estão liberadas”
A Prefeitura reforça que novas informações sobre a programação oficial e os detalhes operacionais do Réveillon serão divulgadas nos próximos dias. A orientação é para que a população colabore com as medidas de segurança e participe da celebração de forma consciente e responsável.
Autor:
Divulgação Semc