A Comunidade Boa Esperança foi palco de um dos eventos mais tradicionais e aguardados da região: o 23º Festival da Tapioca em conjunto com a 11ª Festa da Integração Gaúcha, que aconteceram nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no KM 43 da Rodovia Santarém–Curuá-Una.
Unindo cultura, tradição e gastronomia, a festa reuniu moradores, visitantes e artistas em uma programação diversificada que valoriza tanto as raízes amazônicas quanto as tradições gaúchas, fortalecendo o sentimento de integração e identidade cultural.
Durante três dias, o público prestigiou atividades culturais, apresentações artísticas, shows musicais, esportes, homenagens e o tradicional desfile da Rainha da Tapioca.
Na Sexta-feira (29/08) teve carreata, solenidade oficial, apresentações de dança, desfile, shows e música com artistas locais e regionais.
O Sábado (30/08) foi marcado por contação de histórias, torneios esportivos e uma noite animada com bandas de forró, sertanejo e DJ. Destaque para os shows das bandas Lana &Júnior, Forró de Luxo e Rabo de Vaca.
No Domingo (31/08) a programação contou com café da manhã comunitário, churrasco gaúcho, recreação na pista de lama, som automotivo e mais atrações musicais.
Para a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, o festival representa a força da comunidade em manter vivas suas tradições e expandir a diversidade cultural da cidade:
“É um dos maiores festivais comunitários da região. A Secretaria Municipal de Cultura é parceira desse projeto e a Prefeitura tem apoiado para que se fortaleça a cada ano. É um festival de grande impacto cultural e gastronômico que mobiliza a cultura local e a comunidade gaúcha também. É uma honra participar e apoiar essa bela manifestação cultural da nossa cidade.”
Com mais de duas décadas de história, o Festival da Tapioca aliado à Festa da Integração Gaúcha já se consolidou como um patrimônio cultural comunitário, movimentando a economia local, promovendo a culinária típica e celebrando a diversidade que caracteriza Santarém e região.