A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, localizada em Santarém, recebeu nesta quarta-feira (27) uma visita técnica que contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Cultural do Pará (FCP). O espaço, mantido pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), foi fundado há 57 anos e abriga um acervo de aproximadamente 14 mil livros.
A ação integrou a programação do Projeto FCP por todo Pará, uma iniciativa do Governo do Estado realizada pela Fundação Cultural do Pará em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Ministério da Cultura. A programação, que acontece entre os dias 25 e 29 de agosto, inclui oficinas, capacitações e encontros voltados ao fortalecimento da rede de bibliotecas públicas, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da SEMC e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Durante a visita, a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destacou a relevância do momento para a valorização da memória e da leitura em Santarém.
“Essa visita é um momento importante de integração entre os poderes federal, estadual e municipal. Tivemos hoje a presença da coordenação nacional de bibliotecas públicas conhecendo a nossa Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos, que é fundamental para a região, com um acervo de mais de 14 mil exemplares que preservam nossa memória, nossa história e publicações de diversos escritores santarenos. Foi uma oportunidade de dialogar e apresentar projetos implementados nos últimos oito meses, como a Bajara Literária, além de rodas de conversa, lançamentos de livros e oficinas, que tornam a biblioteca cada vez mais viva e conectada com a comunidade.”
A coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Marina Rabelo, ressaltou a importância da instituição e o compromisso do Ministério em fortalecer sua atuação.
“Fico feliz em ver a biblioteca aberta e ativa. Essa já é uma grande conquista, porque garantir o acesso da população à leitura e ao mundo digital é essencial. Pelo que vi, o acervo é riquíssimo, com mais de 14 mil exemplares, e a biblioteca de Santarém será contemplada em breve com novos livros distribuídos pelo Ministério da Cultura. Também percebemos o empenho da equipe local em transformar o espaço em um equipamento vivo, que vai além da leitura, com atividades culturais como teatro, cinema e dança. Uma sugestão é ampliar a visibilidade da biblioteca, reforçando sua identidade para além dos muros e atraindo ainda mais a comunidade.”
A diretora de Leitura e Informação da FCP, Marinilde Barbosa, elogiou a gestão municipal pelo empenho em ampliar e qualificar os serviços oferecidos.
“Cumprindo uma agenda conjunta com o Ministério, acompanhamos a secretária Priscila Castro nesta visita à Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos e queremos parabenizar a gestão. Ontem tratamos sobre o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc e vimos que o município já se antecipou adquirindo equipamentos para melhorar o espaço da biblioteca. Isso demonstra comprometimento em ampliar serviços, qualificar a experiência dos frequentadores e valorizar a leitura. Ficamos felizes em ver Santarém à frente, utilizando recursos nacionais para fortalecer equipamentos culturais. Além disso, esta é uma oportunidade de troca de experiências com outras bibliotecas públicas e comunitárias, reforçando boas práticas e fortalecendo ainda mais a rede de leitura no Pará.”
Com mais de meio século de existência, a Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos permanece como um dos pilares da cultura santarena, preservando obras que contam a história da cidade e promovendo ações que incentivam a leitura, a produção literária e a integração cultural.