Setembro é o mês dedicado à luta pelos direitos da pessoa com deficiência e, em Santarém, a Campanha Setembro Verde será marcada por uma programação especial que reforça a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades.
Com o tema “Inclusão não é pedir que me adapte, é sensibilizar a sociedade, harmonizar as diferenças e aceitar como sou”, as ações são uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, e buscam sensibilizar a população, promover o respeito às diferenças e ampliar o acesso a serviços essenciais.
A programação conta com três grandes momentos:
- Sessão Especial
Em alusão ao Dia Nacional e Municipal da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal realiza uma sessão especial, nesta quarta-feira, 24, às 15h, destacando avanços e desafios nas políticas públicas voltadas ao segmento.
- Ação de Saúde e Cidadania
Data: 26/09/2025
Hora: 8h às 12h
Local: Apae – Rua 24 de outubro, nº 2668, bairro Salé
Durante a ação, serão ofertados atendimentos médicos (neurológico, fisiatra, clínico geral, odontológico), vacinação, testes rápidos, massoterapia, aferição de pressão e glicemia, além de serviços como emissão de documentos (RG, registros civis, carteiras Tea e Ciptea, cartão de estacionamento PcD), atualização do CadÚnico, cadastro e encaminhamento para empregos via Sine. Haverá ainda atendimentos de orientação jurídica sobre o BPC Loas, orientação nutricional, além de serviços de estética como corte de cabelo, limpeza de pele e designer de sobrancelhas.
- Blitz Educativa
Data: 30/09/2025
Hora: 17h
Local: Praça do Pescador – Avenida Tapajós
A blitz será um momento de mobilização social para reforçar a importância do respeito, da acessibilidade e da valorização das pessoas com deficiência no cotidiano da cidade.
Sugestão de entrevistados:
Celsa Brito – Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social
Marcicley Caldas – Coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência