De 25 a 29 de agosto de 2025, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop Dom Lino Vombommel, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu o curso de Hortaliças Folhosas. A iniciativa contou com a participação de 30 usuários, que tiveram a oportunidade de aprender e vivenciar técnicas de plantio, cultivo e manejo de alimentos saudáveis.
“Eles aprenderam a manusear a terra, conheceram técnicas e agora já colhem os resultados. Essa produção contribui não só para o conhecimento, mas também para a alimentação da casa, com saladas fresquinhas produzidas por eles mesmos. É de grande valor e motivação para todos”, observou a coordenadora, Rôniza Santos.
Durante a atividade, foram cultivadas couve, alface, coentro e cebolinha em palha. Além do aprendizado prático e teórico, a experiência também funcionou como espaço de convivência e de terapia ocupacional, fortalecendo a autoestima e a perspectiva de geração de renda. A primeira colheita ocorreu na segunda-feira, 22 de setembro.
“Eu participei do curso de hortaliças, ministrado aqui no Centro Pop de Santarém, onde aprendi conhecimentos sobre o plantio. O curso foi bom também como terapia ocupacional, para a gente ocupar o tempo com um tipo de trabalho que pode gerar renda ou sustento. Foi muito importante para mim”, contou o usuário, Gabriel Francisco Gonçalves.
As hortaliças estavam grandes e viçosas, prontas para o consumo, garantindo alimentos frescos para a própria unidade e reforçando a importância da horta coletiva no cotidiano dos usuários. O momento simbolizou não apenas o resultado do aprendizado, mas também a valorização do esforço coletivo, trazendo motivação e a certeza de que é possível colher frutos concretos de novas oportunidades.
“Esse curso mostra que é possível oferecer às pessoas em situação de rua não apenas assistência imediata, mas também oportunidades de aprendizado e de construção de autonomia. A horta fortalece a alimentação saudável, o senso de pertencimento e abre caminhos para que os usuários vislumbrem novas possibilidades de vida. Ações como essa refletem o compromisso da Semtras em promover dignidade e inclusão”, destacou Celsa Brito, Secetária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Centro Pop é um serviço ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secetaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e garante atendimento especializado à pessoasem situação de rua.