A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém (Caisan), marcou presença no III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado em Belo Horizonte entre os dias 22 e 24 de setembro. O município foi representado pelo secretário executivo da Caisan, Mário Aguiar, reforçando o compromisso de Santarém com políticas públicas inovadoras de segurança alimentar e nutricional.
O evento reuniu representantes de diversas cidades brasileiras para dialogar sobre os desafios e oportunidades na construção de sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares. Na programação, foram debatidos temas como governança intersetorial, financiamento de políticas de segurança alimentar, agricultura urbana, abastecimento e fortalecimento da participação social.
O secretário executivo da Caisan, Mário Aguiar, ressaltou a importância do evento.
“A participação de Santarém no 3º Encontro Nacional dos Municípios da Estratégia Alimenta Cidades foi enriquecedora, pois tivemos a oportunidade de debater políticas públicas de sucesso na área da segurança alimentar e nutricional e compartilhar experiências com outros municípios do país. Um dos momentos foi a apresentação, na Arena da Partilha do dia 23 de setembro, da execução do PAA Quilombola em Santarém, que integrou o caderno de experiências sobre políticas alimentares urbanas e evidenciou os avanços no fortalecimento da agricultura familiar quilombola. Além disso, as oficinas realizadas ao longo do encontro possibilitaram aprendizado coletivo, troca de ideias e a construção de propostas conjuntas, deixando como balanço final a certeza de que esse espaço trouxe novas inspirações e reafirmou nosso compromisso em avançar cada vez mais na promoção da segurança alimentar e nutricional no município.”
O III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), promoveu rodas de conversa, oficinas, painéis e visitas de campo, fortalecendo a rede de municípios comprometidos com o direito humano à alimentação adequada.
Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a participação de Santarém no encontro reafirma o protagonismo do município em políticas públicas voltadas ao direito humano à alimentação adequada.
“Santarém tem aprimorado ações integradas que favoreçam o fortalecimento da segurança alimentar, porque trabalhamos com assistência social, saúde, educação, agricultura e pesca. Estar em um evento nacional desse porte significa compartilhar nossas práticas e, ao mesmo tempo, aprender com outras experiências que fortalecem o enfrentamento à fome em todo o país”, destacou a secretária.
Acesse o caderno de experiências completo aqui: Caderno de Experiências - Alimenta Cidades (PDF)