A Oficina de Bolos Artesanais, promovida pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), foi encerrada nesta sexta-feira (26) com um balanço extremamente positivo. Realizada na Estação Cidadania e Cultura, a capacitação reuniu 30 mulheres durante dois dias de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da autoestima.
Ministrada de forma voluntária pelas boleiras Lenise Carneiro e Sandra Melo, a oficina trouxe receitas tradicionais, como a famosa “cuca salgada”, e funcionou como um espaço de valorização da cultura local e incentivo à autonomia financeira das participantes.
A coordenadora da Estação Cidadania e Cultura, Regiane Silva, também destacou o impacto emocional e social da formação.
“A cada curso, percebemos o quanto essas mulheres saem fortalecidas, não só com conhecimento técnico, mas também com autoestima e esperança renovada. A Estação cumpre seu papel como espaço de oportunidades e de construção de histórias de superação.”
As participantes celebraram a experiência e reforçaram o espírito de cooperação e aprendizado mútuo. Romilda Santos, 53 anos, moradora do bairro Uruará, compartilhou uma receita tradicional e destacou a união do grupo.
“Tive a oportunidade de compartilhar a minha receita de bolo nega maluca. Aprendemos juntas e só tenho a agradecer à Prefeitura e à professora Regiane. Gratidão por tudo.”
Dando continuidade às ações de qualificação e incentivo ao empreendedorismo, a Estação Cidadania e Cultura se prepara para iniciar o Curso de Corte e Costura de Peças Íntimas, em parceria com o Senar. A formação ocorrerá de 29 de setembro a 3 de outubro e terá como foco a confecção de calcinhas, cuecas, baby dolls e sutiãs.
A nova capacitação vai atender 20 mulheres, ampliando ainda mais as oportunidades de geração de renda e capacitação profissional no município.
“São ações que transformam vidas, pois permitem que mulheres tenham novas oportunidades de empreender, gerar renda e acreditar no próprio potencial. Nosso compromisso é continuar fortalecendo a inclusão e a valorização feminina por meio de formações práticas e acessíveis.”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.