A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada por acolhimento, inclusão e cidadania em Santarém. Como parte da campanha Setembro Verde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), do Núcleo dos Direitos da Pessoas com Deficiência (NDPD) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Apae e outras instituições, realizou a Ação de Saúde e Cidadania.
O evento registrou mais de 200 atendimentos voltados às pessoas com deficiência (PcDs) e suas famílias, garantindo acesso a serviços essenciais de saúde, documentação, assistência social e bem-estar.
"Essa campanha é um marco para nós. Iniciamos com a entrega da proposta de criação da Política Municipal de Inclusão Social PcD e hoje tivemos esse grande momento, com atendimentos fundamentais. Muitas dessas consultas, como na área de neurologia, são raras e muito demandadas. A ação superou expectativas, atendendo mais de 200 pessoas, e reforça o compromisso de Santarém em garantir cidadania, saúde e inclusão.”, destacou o O coordenador do NDPD, Marcicley Caldas Nogueira.
A programação ofertou consultas médicas nas áreas de neurologia, fisiatria, clínica geral e odontologia, além de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, atendimentos de estética e massoterapia. Também foram realizados serviços de emissão de documentos como RG, registros civis, carteiras TEA e CIPTEA, cartão de estacionamento PcD, além de atualização do CadÚnico e cadastros para vagas de emprego via Sine.
O médico José Ferreira, que atuou nos atendimentos em neuropsiquiatria de forma voluntária, destacou a importância da iniciativa.
“É importante estar hoje aqui ajudando, participando dessa ação, tirando esse tempinho. Essa ação é importante porque visa minimizar as demandas e as dificuldades das pessoas com deficiência e da população em geral. Então, é o mínimo que a gente pode fazer: contribuir para tornar uma sociedade mais inclusiva, mais justa, sempre promovendo não só a igualdade, mas a equidade. Atendi muitos casos relacionados a espectros do autismo e outras demandas psiquiátricas, e a variedade é enorme. Mas o mais importante é estar presente e oferecer esse cuidado especializado.”
A emoção e a sensação de acolhimento marcaram a participação das famílias e instituições na ação. Entre relatos pessoais e a percepção de quem atua diretamente no atendimento às pessoas com deficiência, destacam-se histórias que reforçam a importância da iniciativa para aproximar serviços de saúde, cidadania e inclusão social da comunidade.
“É bom porque demora para a gente conseguir um especialista para diagnosticar o que está sentindo. A gente se preocupa tanto em cuidar da família que acaba esquecendo da gente. Tenho dois filhos autistas que também aguardam consultas. Hoje tirei esse tempo só para mim, porque senão não sei quando teria outra oportunidade. Estou muito feliz com esse cuidado.”, contou a dona de casa Keina Dias.
A parceria com a Apae de Santarém foi um dos pontos altos da ação, ampliando o alcance dos serviços e facilitando o acesso das famílias atendidas pela instituição. Ao abrir suas portas para receber a iniciativa da Semtras, a Apae reforçou seu papel de apoio e inclusão, garantindo que pessoas com deficiência tivessem atendimento próximo, ágil e humanizado.
“É a primeira vez que a gente recebe a Semtras aqui na Apae. Isso é muito importante porque conseguimos disponibilizar um acesso mais rápido à população atendida. Hoje acompanhamos mais de 600 pessoas com deficiência e sabemos o quanto as famílias têm necessidade de muitos serviços. Essa aproximação fortalece a rede de apoio e garante que as demandas sejam realmente atendidas.”, ressaltou a coordenadora geral de assistência social da Apae, Leila Cinthia
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, também destacou a importância do cuidado com as PcDs.
“Este Setembro Verde é especial porque conseguimos trazer para perto das famílias atendimentos de saúde e serviços que fazem diferença imediata na vida das pessoas com deficiência. É um compromisso da gestão municipal promover inclusão de verdade, com acesso, dignidade e cuidado. Mais do que números, o que vimos hoje foi a emoção das famílias sendo acolhidas e valorizadas. Isso é o que nos motiva a seguir construindo uma Santarém mais inclusiva.”
A campanha Setembro Verde será encerrada com uma Blitz Educativa na próxima terça-feira (30), às 17h, na Praça do Pescador, na avenida Tapajós.