A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Centro Maria do Pará, a secretária adjunta da Secretaria Estadual das Mulheres e coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira (CMB), Cleide de Amorim, para dialogar sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município.
Segundo Cleide de Amorim, a visita a Santarém teve como foco o diálogo institucional para o fortalecimento da rede de proteção.
“Viemos dialogar com o prefeito e com os secretários municipais sobre as demandas do município, especialmente a necessidade de criação de uma secretaria municipal voltada para as mulheres e a definição de um possível terreno para a Casa da Mulher Brasileira. Esses são avanços fundamentais, porque a pauta das mulheres é transversal — envolve saúde, segurança e assistência social. É essencial que todos os setores caminhem juntos para garantir os direitos e a dignidade das mulheres”, destacou.
A reunião foi articulada pela vereadora Bárbara Matos, que vem atuando junto às esferas estadual e federal em defesa da ampliação das políticas públicas para mulheres em Santarém.
Durante o encontro, foram discutidos dois importantes avanços: a criação da Secretaria Municipal das Mulheres e a possível implantação da Casa da Mulher Brasileira no município — estrutura fundamental para o enfrentamento à violência de gênero e o atendimento integral às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Casa da Mulher Brasileira integra um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em 2023. O espaço reúne, em um único local, diversos serviços especializados, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de proteção e promover autonomia e empoderamento às mulheres atendidas.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou a relevância do encontro e o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas de gênero.
“Este é um momento significativo para Santarém. Estamos avançando nas articulações com o Governo do Estado e o Ministério das Mulheres para que o município possa oferecer uma estrutura mais ampla e acolhedora às mulheres em situação de violência. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, esteve também durante as Conferências Municipais, Estadual e Federal, levando a pauta dessa implantação para Santarém. A Casa da Mulher Brasileira e a criação da Secretaria Municipal das Mulheres representam passos decisivos para consolidar uma rede de proteção mais eficiente e humanizada", observou Celsa.
Além da vereadora Bárbara Matos e da secretária Celsa Brito, participaram da reunião a vereadora Alba Leal, a coordenadora da Proteção Social Especial Marlem Ribeiro, a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres Noemi Moraes, conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e demais representantes da rede de atendimento.