1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém avança em políticas para mulheres com tratativas sobre implantação da Casa da Mulher Brasileira
Santarém avança em políticas para mulheres com tratativas sobre implantação da Casa da Mulher Brasileira Autor: Geisa de Oliveira/ CCOM

Santarém avança em políticas para mulheres com tratativas sobre implantação da Casa da Mulher Brasileira

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Reunião articulada pela vereadora Bárbara Matos com representante do Governo do Estado discute criação da Secretaria Municipal das Mulheres e possível instalação da Casa da Mulher Brasileira no município

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Centro Maria do Pará, a secretária adjunta da Secretaria Estadual das Mulheres e coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira (CMB), Cleide de Amorim, para dialogar sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município.

Segundo Cleide de Amorim, a visita a Santarém teve como foco o diálogo institucional para o fortalecimento da rede de proteção.

“Viemos dialogar com o prefeito e com os secretários municipais sobre as demandas do município, especialmente a necessidade de criação de uma secretaria municipal voltada para as mulheres e a definição de um possível terreno para a Casa da Mulher Brasileira. Esses são avanços fundamentais, porque a pauta das mulheres é transversal — envolve saúde, segurança e assistência social. É essencial que todos os setores caminhem juntos para garantir os direitos e a dignidade das mulheres”, destacou.

A reunião foi articulada pela vereadora Bárbara Matos, que vem atuando junto às esferas estadual e federal em defesa da ampliação das políticas públicas para mulheres em Santarém.

Durante o encontro, foram discutidos dois importantes avanços: a criação da Secretaria Municipal das Mulheres e a possível implantação da Casa da Mulher Brasileira no município — estrutura fundamental para o enfrentamento à violência de gênero e o atendimento integral às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Casa da Mulher Brasileira integra um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em 2023. O espaço reúne, em um único local, diversos serviços especializados, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de proteção e promover autonomia e empoderamento às mulheres atendidas.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou a relevância do encontro e o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas de gênero.

“Este é um momento significativo para Santarém. Estamos avançando nas articulações com o Governo do Estado e o Ministério das Mulheres para que o município possa oferecer uma estrutura mais ampla e acolhedora às mulheres em situação de violência. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, esteve também durante as Conferências Municipais, Estadual e Federal, levando a pauta dessa implantação para Santarém. A Casa da Mulher Brasileira e a criação da Secretaria Municipal das Mulheres representam passos decisivos para consolidar uma rede de proteção mais eficiente e humanizada", observou Celsa.

Além da vereadora Bárbara Matos e da secretária Celsa Brito, participaram da reunião a vereadora Alba Leal, a coordenadora da Proteção Social Especial Marlem Ribeiro, a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres Noemi Moraes, conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e demais representantes da rede de atendimento.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.