1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Oficina de Preparo de Bolos Caseiros abre caminhos para reinserção social em Santarém
Oficina de Preparo de Bolos Caseiros abre caminhos para reinserção social em Santarém Autor: Geisa de Oliveira/ CCOM

Oficina de Preparo de Bolos Caseiros abre caminhos para reinserção social em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Participantes aprenderam técnicas de confeitaria e receberam orientações para geração de renda, fortalecendo autoestima e oportunidades de recomeço.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), realizou, nos dias 14 e 15 de outubro, a Oficina de Preparo de Bolos Caseiros, no CRAS Nova República.

A ação foi ofertada pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal para Políticas Penais de Santarém, em parceria com o NTER, e teve como público-alvo egressos do sistema prisional, familiares atendidos pelo Escritório Social e beneficiários do programa Aluguel Social.

“Ministrar essa oficina foi uma oportunidade para encorajar essas pessoas, fazer com que acreditassem no próprio talento e valorizassem cada detalhe. A confeitaria pode ser uma forma real de transformar vidas”, ressaltou a instrutora da oficina, Helena Lial.

Durante os dois dias de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas e segredos da confeitaria, desde o preparo e decoração de bolos até orientações para geração de renda e empreendedorismo. A experiência foi recebida com entusiasmo.

Paulo Renne Lima dos Santos, 44 anos, egresso do sistema prisional, avaliou a capacitação como um passo importante para o futuro.
“Adquirir conhecimento, enriquecer o currículo e ter uma opção de renda extra. Se aparecer oportunidade, já vou estar preparado”, disse confiante.

De acordo com a analista de gestão penitenciária, a oficina de bolos caseiros representa oportunidades concretas de recomeço, oferecendo meios de gerar renda, adquirir novas habilidades e reconstruir o projeto de vida. Do ponto de vista psicológico, estimula a autoconfiança, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento das próprias potencialidades, fundamentais para romper o ciclo de exclusão e prevenir a reincidência.

Para a coordenadora do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda, Juliana Pereira, essa é uma alternativa de ampliar oportunidades de capacitação e reinserção produtiva.
“Nosso objetivo é oferecer caminhos reais para que essas pessoas possam se reerguer com dignidade. Cada oficina é uma chance de desenvolver habilidades e mostrar que todos podem recomeçar, desde que tenham oportunidade e apoio”, destacou Juliana.

A Oficina de Preparo de Bolos Caseiros reforça a missão da Semtras de promover oportunidades, fortalecer vínculos e contribuir para a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo cidadania e dignidade a cada participante.

“Essa é mais uma ação que reafirma o nosso olhar voltado para a inclusão produtiva. É muito gratificante ver que, por meio de uma oficina simples, mas cheia de significado, conseguimos despertar talentos e abrir novas possibilidades para quem está recomeçando. São iniciativas como essa que transformam vidas”, afirmou Cels Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.