A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), participou do 2º Ciclo de Formação do Selo UNICEF – Edição 2025–2028 (Pará), que teve como tema “Agendas prioritárias de saúde para crianças e adolescentes”.
O encontro reuniu gestores e técnicos de diversos municípios do Baixo Amazonas, com o objetivo de fortalecer as ações conjuntas nas áreas de saúde, educação e assistência social, essenciais para o desenvolvimento integral da infância e da adolescência.
Durante o evento, promovido pelo UNICEF em parceria com o Governo do Estado e instituições municipais, foram debatidos os principais desafios das políticas públicas voltadas à alimentação saudável, vacinação, prevenção da má nutrição e promoção da saúde integral.

A oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF para o território amazônico, Lídia Pantoja, destacou que esta etapa busca apoiar os municípios na compreensão e alcance dos indicadores da nova edição do Selo.
“Queremos apoiar os municípios na implementação de ações voltadas à imunização, à alimentação saudável, à prevenção da má nutrição e à saúde integral dos adolescentes”, explicou Lídia.

A articuladora do Selo UNICEF em Santarém, Roselene Andrade, ressaltou o papel de liderança do município na condução das políticas públicas integradas.
“Este segundo ciclo de formação aborda temas fundamentais como nutrição, alimentação saudável e vacinação. O Selo reforça a intersetorialidade entre saúde, educação, assistência social e garantia de direitos — e Santarém é um exemplo, sendo o único município do Pará certificado em todas as edições.”

Representando o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/PA) e o prefeito José Maria Tapajós, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o compromisso coletivo da região com a infância e a juventude.
“Recebemos com alegria todos esses parceiros, nessa junção de forças para fortalecer as estratégias e ampliar o alcance das políticas públicas às nossas crianças e adolescentes da Amazônia. Saúde, assistência social e educação formam um tripé essencial, e quanto mais entrelaçado, mais resultados positivos teremos na garantia de direitos.”

O evento também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, como Fernando Melo, técnico do 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, que reforçou a importância da atuação conjunta entre as secretarias.
“Nós, saúde, educação e assistência social, somos braços fortes dentro da política de proteção à criança e ao adolescente. Uma criança saudável será um adulto com mais qualidade de vida”, pontuou.

A representante da Undime/Pará e secretária de Educação de Uruará, Nayana Costa, destacou o comprometimento dos municípios paraenses com o Selo UNICEF.
“Os 144 municípios do Pará aderiram ao Selo e estão comprometidos com essa responsabilidade. A Undime tem fortalecido ações como a Busca Ativa Escolar e o enfrentamento das violências que atingem nossas crianças e adolescentes, em parceria com a assistência social e a saúde.”

O protagonismo juvenil também marcou presença no encontro, com a participação de adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Santarém e Óbidos. A obidense Isabelle Jesus falou sobre o papel dos adolescentes na construção de políticas públicas.
“É muito gratificante estar aqui e saber que estamos valorizando a saúde e os direitos das crianças e adolescentes. Seguimos trabalhando para evoluir e fortalecer as ações nos municípios.”
Reconhecida nacionalmente pela atuação integrada entre Semtras, Semsa e Semed, Santarém é o único município do Pará certificado em todas as edições do Selo UNICEF — um reflexo do compromisso contínuo com a garantia de direitos, a equidade social e o desenvolvimento sustentável da infância e adolescência.
Autor:
Geisa de Oliveira/ CCOM