A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), encerrou nesta quinta-feira (16) as atividades do Mês da Pessoa Idosa com a realização da 2ª Olimpíada da Melhor Idade. O evento reuniu mais de 300 idosos de diversos bairros e grupos do município, em uma manhã repleta de alegria, animação e espírito esportivo.
A presidente do CMDPI, Adriany Oliveira, ressaltou que o evento encerra um mês inteiro de atividades que valorizaram o envelhecimento ativo e a convivência comunitária. “Encerramos o mês com esse momento especial, fruto de muitas parcerias e dedicação. Nosso objetivo é fortalecer vínculos, promover qualidade de vida e mostrar que a pessoa idosa é ativa, faz parte da sociedade e tem muito a contribuir. A atividade física não é apenas para o corpo, é também para o bem-estar emocional. É um momento de pertencimento, alegria e valorização”, destacou Adriany.
Desde as primeiras horas do dia, os participantes chegaram cheios de energia para vivenciar momentos de integração, lazer e celebração da vida. As atividades esportivas e recreativas adaptadas incluíram queimada, vôlei adaptado, boliche, estafetas, dominó, dama, pênalti, cornhole e um animado aulão de ritmos. Todos os idosos receberam medalhas de participação, celebrando não apenas o desempenho nas atividades, mas, principalmente, o entusiasmo e a superação.
Conceição dos Santos Vieira, idosa e membro do Conselho, expressou o orgulho de participar: “Eu me sinto muito orgulhosa por estar aqui junto com os outros idosos. Isso me traz alegria e faz com que muitos se sintam felizes também. Às vezes pensam que ser idoso é ficar em casa, mas essas atividades mostram o contrário: que podemos nos renovar e aproveitar a vida com muita disposição”, contou com um sorriso.
O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, SAMU, Corpo de Bombeiros, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e também a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
A 2ª Olimpíada da Melhor Idade marcou o encerramento de uma série de ações iniciadas em 22 de setembro, que incluíram palestras educativas, momentos de espiritualidade, ações de saúde, lazer e confraternização, além da inauguração de novas salas no Lar São Vicente de Paulo, realizadas com recursos do programa Parceiro do Idoso, do Santander, um investimento de mais de R$ 400 mil conquistado por meio de projeto elaborado pela Assistência Social via CMDPI.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou o sentimento de gratidão e o impacto positivo das ações voltadas à pessoa idosa. “Hoje estamos muito felizes. A Prefeitura de Santarém, através do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, está realizando a segunda Olimpíada da Melhor Idade, e é lindo ver tanta energia e alegria. A população idosa está cada vez mais inserida na nossa sociedade. Esse é um momento de fortalecimento de vínculos, esporte e lazer. Quando estamos próximos deles, somos contagiados por toda essa alegria e vitalidade, um verdadeiro exemplo de vida”, enfatizou Celsa.