A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em parceria com a Rede de Proteção e o Cerest, promoveu nos dias 18 e 19 de setembro uma campanha de enfrentamento ao trabalho infantil durante as festividades do Sairé 2025, em Alter do Chão.
Com o tema nacional “Toda criança que trabalha, perde a infância e o futuro”, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes contra o trabalho infantil e outras violações de direitos, especialmente em períodos festivos, quando o fluxo de turistas e as atividades comerciais se intensificam.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou o papel da campanha como reforço à política de proteção social no município.
“O Sairé é uma festa que valoriza nossa cultura e tradições, mas também é um momento em que precisamos estar atentos à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O trabalho infantil não pode ser naturalizado, e é dever de todos nós proteger a infância”, afirmou.
O coordenador da AEPETI, Edinelson Sousa, reforçou a importância do trabalho preventivo.
“Estamos intensificando a atuação junto à comunidade e aos visitantes do Sairé para que compreendam que o lugar da criança é na escola, brincando e se desenvolvendo de forma saudável. Nossa missão é unir esforços para que nenhuma criança seja explorada”, ressaltou.
Durante a campanha, foram realizadas blitz educativas com a distribuição de materiais informativos a centenas de motoristas que se dirigiam a Alter do Chão. A ação levou às famílias mensagens de conscientização sobre a necessidade de combater o trabalho infantil. Cartazes também foram afixados em locais estratégicos e leques informativos foram entregues ao público.
Comerciantes locais apoiaram a campanha. O barraqueiro Jorge Baltazar Oliveira Viana, que atua na Ilha do Amor, autorizou a fixação de cartazes e elogiou a iniciativa.
“É muito bom esse trabalho, porque aqui mesmo na Ilha do Amor a gente vê crianças trabalhando. Sempre acionamos o Conselho Tutelar, mas agora, com essa campanha, a conscientização fica ainda mais forte. Nesse período do Sairé, esse trabalho é fundamental”, observou o empreendedor.
Apoio cultural e institucional
A concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, bem como o Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio da Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
Também recebem patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivoe Caixa. A agência oficial é a Maná Produções, com apoio da Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista.
A realização é da Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e o Programa Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Confira mais imagens: