A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou nesta quarta-feira (1º), em Alter do Chão, a terceira etapa do Projeto 60+ Tapajoara. A ação contou com a participação de 20 idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) e teve um significado especial por coincidir com o Dia Internacional e Nacional do Idoso.
“Mais do que um dia de atividades, o Projeto 60+ Tapajoara reafirma o compromisso da universidade e da prefeitura com o envelhecimento saudável e ativo, criando oportunidades de aprendizado, convivência e valorização dos idosos.", destacou a coordenadora do projeto, Patrícia Borges.
A programação começou com a Observação de Pássaros, conduzida pelo professor e ornitólogo Edson Varga, que destacou o entusiasmo do grupo.
“Eles compartilharam histórias sobre os pássaros que visitam suas casas, identificaram novas espécies e demonstraram grande interesse. Foi gratificante perceber como esse contato com a natureza desperta lembranças e novos aprendizados”, ressaltou Edson.
Na sequência, a professora Jucelma Marinho conduziu a oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais reutilizáveis, na qual os idosos produziram claves e maracas, explorando ritmos como carimbó e bolero.
“Foi um momento de expressão artística e de muita alegria, no qual eles puderam pintar, montar e, depois, tocar juntos os instrumentos que criaram”, afirmou Jucelma.
O Ateliê Banzeiro, projeto de extensão da Ufopa, também integrou a programação com oficinas de miçangas e biscuit, coordenadas pelo professor Bruce Macedo e estudantes da universidade. A acadêmica Nicole Kellen Gois de Oliveiradestacou a experiência.
“Eles confeccionaram pulseiras, cordões e peças em biscuit. Além de desenvolver a motricidade, percebemos que cada idoso expressou sua identidade e criatividade de forma única”.
As atividades proporcionaram múltiplos benefícios, como estímulo à memória, coordenação motora, criatividade, autoestima, socialização e bem-estar emocional.
O idoso José Rivaldo Pereira da Costa, de 64 anos, avaliou a experiência como positiva.
“Gostei muito do dia de hoje, foi proveitoso. Passeamos, ouvimos os pássaros, fizemos artesanato. Tudo que é oferecido no CCI tem sido muito bom para nós”.
A coordenadora do CCI, Alcilene Sousa, também destacou os impactos positivos da parceria entre Semtras e Ufopa.
“Essa etapa demonstra como o trabalho em conjunto gera resultados significativos. Os idosos saem mais motivados, ativos e com novas experiências que fortalecem autoestima e convivência”.
Já a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou o simbolismo da ação.
“Celebrar o Dia Internacional do Idoso com uma programação tão rica mostra que estamos no caminho certo, cuidando de quem já contribuiu tanto para a nossa sociedade. O Projeto 60+ Tapajoara tem reforçado nosso compromisso de proporcionar qualidade de vida, respeito e inclusão aos idosos”.