A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu na manhã desta sexta-feira (26) uma atividade especial para os idosos 60+ do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maracanã. Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de um passeio na Praia do Cajueiro, localizada na Vila Balneária de Alter do Chão.
O objetivo da ação foi proporcionar lazer, integração, fortalecimento de vínculos, além de estimular a saúde física e mental dos idosos, prevenindo situações de isolamento social, comuns nessa fase da vida.
A coordenadora do Cras Maracanã, Juliana Fialho, destacou a importância de atividades externas para o bem-estar do grupo:
“Momentos como este são muito significativos, porque fortalecem a autoestima, incentivam a convivência e trazem novas experiências. Nosso trabalho é garantir que os idosos se sintam acolhidos e incluídos, e nada melhor do que proporcionar um passeio como este, em um espaço de contato com a natureza e muita alegria”, ressaltou a coordenadora.
A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel), representada pelo professor e educador físico Marcelo Tolentino, que orientou atividades funcionais e ainda animou os participantes com uma roda de carimbó nas areias da praia.
“Foi muito gratificante estar com esse grupo. O exercício físico aliado à música e à dança traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Ver os idosos participando, sorrindo e interagindo, é a maior recompensa para nós profissionais da área”, disse Marcelo.
Entre os momentos de emoção, o depoimento da usuária do SCFV Ana Maria Malcher da Silva marcou a manhã. Ela compartilhou que esta foi sua primeira saída para uma praia após o falecimento do marido, há quatro anos:
“Para mim está sendo uma experiência muito boa. Eu fiquei todo esse tempo sem sair e agora, com o apoio dessa equipe maravilhosa do Cras, pude viver esse momento especial. Apesar de não conseguir participar de todas as atividades, eu me senti incluída, acolhida e feliz. Isso é maravilhoso porque a gente precisa ver coisas novas, conhecer outros ambientes e partilhar alegrias. Hoje estou emocionada e muito grata”, contou dona Ana Maria, com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou a relevância da ação, principalmente no período do verão amazônico:
“Esse é um tempo propício para estimularmos atividades ao ar livre. Além de fortalecer a convivência, proporcionamos momentos de descontração e alegria, que são fundamentais para a saúde física e mental das pessoas idosas. Nosso compromisso é cuidar e valorizar a terceira idade, garantindo que eles se sintam cada vez mais ativos e felizes”, destacou a secretária.