1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Santarém sedia 17ª edição do WTICIFES, maior evento de tecnologia das universidades federais do Brasil
Santarém sedia 17ª edição do WTICIFES, maior evento de tecnologia das universidades federais do Brasil Autor: Semtur

Santarém sedia 17ª edição do WTICIFES, maior evento de tecnologia das universidades federais do Brasil

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
No Centro de Convenções Sebastião Tapajós, encontro reúne especialistas até 14 de agosto para debater o impacto da Inteligência Artificial na educação superior.

O futuro da tecnologia nas universidades brasileiras está sendo discutido em Santarém. Desde esta terça-feira (12), a cidade recebe a 17ª edição do Workshop de TIC das IFES (WTICIFES). Realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, o encontro segue até quinta-feira (14) e tem como tema “IA nas IFES: Desafios, Oportunidades e o Papel Estratégico da TIC”. O foco é debater a aplicação da Inteligência Artificial na educação superior e as estratégias para fortalecer a gestão tecnológica nas instituições públicas.

 


Reconhecido como o maior evento de tecnologia e inovação das universidades federais do Brasil, o WTICIFES acontece pela primeira vez na Amazônia, reunindo cerca de 450 participantes de todas as regiões do país. Trata-se de uma oportunidade única para apresentar não apenas os avanços acadêmicos, mas também o enorme potencial turístico e cultural da região, especialmente na vila de Alter do Chão.

 


Organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com outras instituições paraenses e patrocinadores do setor tecnológico, o workshop promove palestras, workshops e atividades de networking que impulsionam a inovação nas universidades.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), oferece suporte logístico e institucional ao evento, além de integrar a programação de encerramento com um sunset em Alter do Chão. Durante os três dias de evento, artesãos do Centro de Artesanato Cristo Rei e do Terminal Fluvial Turístico (TFT) expõem e comercializam peças artesanais, doces e outros produtos típicos, valorizando a cultura e fortalecendo a economia local.

 


Para Rafael Miranda, diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFOPA e um dos organizadores, a realização do WTICIFES na cidade reafirma seu papel como polo tecnológico e acadêmico da região. “É uma oportunidade para fortalecer parcerias e promover avanços nas universidades. Agradecemos o apoio fundamental da prefeitura para que este encontro fosse possível”, destacou.

 


Na abertura, o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, esteve presente, acompanhado das responsáveis pelo setor de eventos da Semtur, Ilmara Amaral e Francielma Cardoso.

O secretário ressaltou a importância do evento para a cidade: “O encontro está incrível, muito bem organizado, e é uma honra sediar um evento de porte nacional. Isso reforça o potencial da cidade para receber grandes encontros acadêmicos e tecnológicos”.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.