O futuro da tecnologia nas universidades brasileiras está sendo discutido em Santarém. Desde esta terça-feira (12), a cidade recebe a 17ª edição do Workshop de TIC das IFES (WTICIFES). Realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, o encontro segue até quinta-feira (14) e tem como tema “IA nas IFES: Desafios, Oportunidades e o Papel Estratégico da TIC”. O foco é debater a aplicação da Inteligência Artificial na educação superior e as estratégias para fortalecer a gestão tecnológica nas instituições públicas.
Reconhecido como o maior evento de tecnologia e inovação das universidades federais do Brasil, o WTICIFES acontece pela primeira vez na Amazônia, reunindo cerca de 450 participantes de todas as regiões do país. Trata-se de uma oportunidade única para apresentar não apenas os avanços acadêmicos, mas também o enorme potencial turístico e cultural da região, especialmente na vila de Alter do Chão.
Organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com outras instituições paraenses e patrocinadores do setor tecnológico, o workshop promove palestras, workshops e atividades de networking que impulsionam a inovação nas universidades.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), oferece suporte logístico e institucional ao evento, além de integrar a programação de encerramento com um sunset em Alter do Chão. Durante os três dias de evento, artesãos do Centro de Artesanato Cristo Rei e do Terminal Fluvial Turístico (TFT) expõem e comercializam peças artesanais, doces e outros produtos típicos, valorizando a cultura e fortalecendo a economia local.
Para Rafael Miranda, diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFOPA e um dos organizadores, a realização do WTICIFES na cidade reafirma seu papel como polo tecnológico e acadêmico da região. “É uma oportunidade para fortalecer parcerias e promover avanços nas universidades. Agradecemos o apoio fundamental da prefeitura para que este encontro fosse possível”, destacou.
Na abertura, o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, esteve presente, acompanhado das responsáveis pelo setor de eventos da Semtur, Ilmara Amaral e Francielma Cardoso.
O secretário ressaltou a importância do evento para a cidade: “O encontro está incrível, muito bem organizado, e é uma honra sediar um evento de porte nacional. Isso reforça o potencial da cidade para receber grandes encontros acadêmicos e tecnológicos”.