3. Turismo
  4. Prefeitura participa do encerramento da Semana do Crochê
Prefeitura participa do encerramento da Semana do Crochê Autor: Agência Santarém

Prefeitura participa do encerramento da Semana do Crochê

Fernanda Rabelo
12 artesãos e 8 personalidades foram certificados

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou do encerramento da Semana do Crochê. O evento aconteceu no início da noite de sexta-feira (8), no Centro de Artesanato do Tapajós. Ao todo, 20 pessoas foram agraciadas com moção em reconhecimento a arte do crochê, seja ele como fonte de renda ou terapêutica.

A arte do crochê foi inserida no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), em junho de 2018, técnica que produz um trançado semelhante ao de uma malha ou renda. Em tempos de pandemia, o crochê uniu o caráter cultural com o viés econômico, sendo um agente de inclusão social, geração de trabalho e renda.

A psicóloga Adélia Carvalho, que aderiu à arte do crochê há muitos anos, conta que leva a técnica para dentro do consultório, onde passou a ensinar suas pacientes. “Eu doava material e ensinava os primeiros passos do crochê nas consultas, tratando a depressão de muitas mulheres. Precisamos acreditar no nosso trabalho e batalhar pela arte do crochê, para ela ser cada vez mais reconhecida não somente como uma fonte de renda, mas como uma terapia ocupacional.”, disse a profissional.

O evento encerrou com um desfile, com peças confeccionadas todas em crochê, e embalado pelo Grupo Folclórico Bailado de Carimbó.

Para o Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, esse evento foi realizado com o intuito de comemorar a inserção do crochê no PAB. “Eu vejo como uma comemoração e um marco histórico, uma conquista desses artesãos e nós, da Semtur, resolvemos fazer esse evento, reconhecendo 20 homenageados com a moção de reconhecimento ao trabalho na arte do crochê.”, finalizou Cardoso.