A Prefeitura de Santarém, por meio daA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou, nesta sexta-feira (23), a entrega de 15 credenciais de guias de turismo emitidas pelo Ministério do Turismo (MTur). A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da pasta e representa mais um avanço na organização e qualificação do setor no município, ao fortalecer a formalização profissional por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“Com o cadastro, passamos a atuar de forma legalizada junto ao Ministério do Turismo. Para o turista, isso faz diferença, porque ele sabe que está contratando um profissional capacitado, que conhece a região e atua de maneira regular”, pontuou a guia de turismo Vanderleia Martins.
O cadastro, que é obrigatório e gratuito, garante reconhecimento oficial aos profissionais, amplia a credibilidade no mercado, possibilita o acesso a programas federais e oferece mais segurança aos visitantes que contratam guias devidamente regularizados.
A coordenadora do Curso Técnico em Guias de Turismo do Instituto Federal do Pará (IFPA), Elcivânia de Oliveira Barreto, destacou que a iniciativa fortalece o setor e valoriza a atuação dos guias no município.
“A entrega das credenciais reforça a importância desses profissionais no turismo local. A carteirinha proporciona mais segurança ao visitante e fortalece a relação de confiança entre o guia e o turista, que sabe estar acompanhado por alguém qualificado”, afirmou.

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, ressaltou que a ação contribui para elevar o padrão dos serviços turísticos oferecidos em Santarém.
“Estamos qualificando cada vez mais os serviços turísticos do município. A formalização dos guias fortalece o destino, melhora a experiência dos visitantes e demonstra o crescimento do setor em Santarém”, destacou.

A Semtur informou que novas ações de capacitação e cadastramento de guias de turismo estão previstas ao longo do ano, com o objetivo de ampliar o número de profissionais formalizados e fortalecer o turismo como atividade estratégica para o desenvolvimento do município.
Autor:
Katrine Bentes/ CCOM