3. Turismo
  4. Dia Nacional do Turismo: Investimentos na infraestrutura fortalecem o turismo em Santarém
Dia Nacional do Turismo: Investimentos na infraestrutura fortalecem o turismo em Santarém Autor: Agência Santarém

Fernanda Rabelo
Em 2022, o turismo injetou R$ 133 milhões na economia

Os investimentos realizados na infraestrutura de Santarém ajudam a fortalecer o turismo. A nova orla e a orla do Maracanã são os nossos mais novos cartões postais, mas temos ainda a Av. Elias Pinto e a estrada Paulo Roberto Matos, no Pajuçara, que interligam o centro da cidade às praias da região do Eixo Forte. Ganhamos o maior e mais moderno Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros ‘Joaquim da Costa Pereira’, além do fortalecimento do Çairé e da divulgação da cidade a exemplo do que ocorreu na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). E já foi assinada a ordem de serviço para a construção do Mirante do Saubal.

Em 2022, o turismo injetou R$ 133 milhões na economia de Santarém

Em 2022, Santarém recebeu 214 mil turistas nacionais e internacionais que injetaram na economia cerca de R$ 133,5 milhões. Por ser a terceira maior cidade do Pará, que recebe de 20% a 25% dos turistas que visitam o estado, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e parceiros trabalham para que esse número chegue a 30% de turistas.

"Santarém é conhecida pelo seu turismo de praia e gastronômico e, também, o turismo de base comunitário e o marítimo, que cresce a cada dia com a volta da temporada de cruzeiros em alta demanda. Na temporada 2022/2023, de cruzeiros internacionais, Santarém e Alter do Chão receberam 28 transatlânticos. Foram quase 34 mil turistas visitando nossas belezas e injetando R$ 74 milhões de reais em nossa economia", destaca o secretário municipal de Turismo Alaércio Cardoso.

Além das belezas naturais, o artesanato sem igual coloca o município entre os expoentes com destaque para diferentes produtos: desde os trançados do Arapiuns à cerâmica tapajoara. Para ajudar a fomentar o artesanato mocorongo, a Prefeitura administra dois centros, responsáveis por desenvolver o trabalho dos artesãos: o Terminal Fluvial Turístico (TFT) e o Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós, que atendem direta e indiretamente, aproximadamente, 300 artesãos.

"Vale ressaltar que a Prefeitura, por meio da Semtur, está diretamente envolvida na promoção e apoio a eventos, a exemplo do Çairé, feiras gastronômicas e artesanais, os festivais do Pirarucu, Charutinho e da Tapioca [comunidade Boa Esperança, no Planalto]; o projeto Pôr do Sol, participação em feiras de turismo nacionais e até mesmo internacionais, como a Fita, o projeto Comida Beira do Rio, Expedição Tapajós, o Tapajós Kitesurf, além da qualificação de profissionais por meio de cursos específicos", ressalta Alaércio Cardoso.

Mais infraestrutura para desenvolver o setor

Infraestrutura permite o acesso do turista às praias, nossos maiores cartões postais:

A criação e revitalização de espaços públicos urbanos tornaram-se novos cartões-postais, a exemplo da nova orla fluvial; a orla do Maracanã; o mais moderno Terminal de Cargas e Passageiros do Brasil; a pavimentação da estrada Paulo Roberto Matos, a Avenida Elias Pinto (nova Moaçara).

"Sem contar o projetos que vão impactar diretamente, como o Centro de Convenções, a Rodovia Interpraias, o Mirante do Saubal e a reconstrução do Centro de Atendimento ao Turista, em Alter do Chão", vislumbra o prefeito Nélio Aguiar.

Em um terreno de 110.525,97 metros quadrados, localizado na Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, Santarém deve receber ainda este ano, segundo o Governo do Estado, o tão sonhado Centro de Convenções. Ele terá uma área construída superior a 10 mil metros quadrados, com ambiente climatizado, auditório com 400 lugares, camarins, área VIP, sala de imprensa, banheiros, praça de alimentação com mais de 350 lugares, ambulatório, estacionamento com mais de 500 vagas, salas de controle técnico e departamento administrativo.

Outra obra já autorizada pelo prefeito Nélio Aguiar é o Mirante da Serra do Saubal, cuja Ordem de Serviço para início da construção foi assinada no dia 05.

"Após os trâmites legais e necessários junto ao IPHAN [Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional], conseguimos concluir os estudos com o apoio da nossa equipe de arqueólogos, para que a obra fosse realizada sem quaisquer problemas, e assim, dessa forma, em breve, entregaremos mais um ponto que vai fortalecer o turismo, o esporte, o lazer e que vai beneficiar a todos os cidadãos santarenos", lembra o prefeito. A obra está orçada em R$ 2.302.811,38, com área total superior a 8 mil metros quadrados.

O Centro de Atendimento ao Turista de Alter do Chão (CAT) também deve ser entregue à comunidade, após manutenção de sua estrutura. Além de atender aos anseios dos turistas e comunitários da Vila, o CAT também serve para aportar embarcações.