Para ofertar uma melhor estrutura de atendimento para os usuários do SUS e aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Engenharia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou manutenções preventivas, corretivas e revitalizações em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e em dois Centro de Referência: o de Saúde da Mulher e o Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps AD 3), esse último ainda está sendo executado. Reformas de parede, portas, tetos, pintura, troca de piso, iluminação e instalação hidráulica estão entre os serviços realizados.
As seguintes unidades foram contempladas, com as três formas de obras preventivas, corretivas e revitalizações, as UBS´s da zona urbana: Diamantino, Nova República, Nova República 24h, Mapiri e Mararu. No Planalto, a UBS Tiningú e na região de Rios, as UBS’s Cachoeira do Aruã, São Miguel e Costa do Tapará. Além dos Centros: Casa da mulher e Caps Ad 3, esse último ainda está em execução. Enquanto os reparos preventivos e corretivos foram feitos nas seguintes unidades: Salvação, Vitória Régia, Floresta, São Brás, Uruará, Santa Clara, Tabocal, Alter do Chão e Alter do Chão 24 horas.
Leia também
Costa do Tapará ganha UBS revitalizada com energia elétrica permanente
UBS do Diamantino é revitalizada para melhor atender a população
Santarém 362 anos: Assinada a Ordem de Serviço para reforma do Caps Ad 3
Os reparos, que iniciaram no mês novembro de 2022, serão feitos gradativamente para não interferir nos atendimentos das unidades e avançarão ao longo de 2023. O coordenador do Núcleo de Engenharia da Semsa, Ítalo Peterson, informou que mais 12 unidades serão entregues na zona urbana, planalto e Rios, com o foco nas duas últimas regiões citadas.
"Sabemos que as unidades de saúde não podem parar. Por isso, as obras estão sendo realizadas por etapas. Ainda esse ano, vamos realizar obras de reparos em mais UBS’s. Nossa equipe de engenharia é composta por uma equipe de onze profissionais da manutenção e cinco engenheiros que estão diariamente ‘na rua’ realizando reparos e fiscalizando as obras nas unidades de saúde para proporcionar um ambiente mais salubre de atendimentos”, pontua o coordenador da engenharia.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, frisou a importância da manutenção predial.
"A atual gestão municipal não mede esforços para investir mais na saúde, prova disso são os constantes reparos na manutenção das unidades de saúde. Nossa equipe de engenharia está realizando um lindo trabalho. Essas obras são essenciais, pois vão proporcionar um ambiente mais agradável e salubre para os pacientes, acompanhantes e para os profissionais da saúde".
A coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Dinauria Cunha, conhecido como Casa da Mulher, celebrou a manutenção do espaço.
"Fiquei muito feliz com as reformas no centro. Nossa! É um novo ambiente. Dá até mais ânimo para trabalhar em um local mais estruturado, além disso, as nossas pacientes ficam até mais confortáveis à espera do atendimento. Agradeço ao setor de engenharia da Semsa pelo excelente trabalho".