A noite de festa em Costa do Tapará, na região de várzea, nessa quarta-feira (08), contou com a entrega da revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) aos comunitários. Ela vai melhorar o atendimento prestado à população e aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Dentre os serviços estão: pintura, iluminação e instalação hidráulica. Mais de 275 famílias serão beneficiadas.
Estiveram presentes na solenidade de entrega, o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a secretaria de saúde, Irlaine Figueira, a coordenadora da Atenção Primária, Daniela Bernades, a assessora da área de Rios, Tângara Sansil, além de equipe do governo e a população local.
A reestruturação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em 2017, a gestão municipal iniciou obras de reforma e ampliação da UBS, que foi entregue à comunidade em 2020. No iniciou de fevereiro, o Núcleo de Engenharia da Semsa começou o processo de revitalização da UBS.
A unidade tem uma área de 113,55 m², com salas de arquivo, recepção/espera, consultório de enfermagem, vacina, farmácia, consultório médico com banheiro, procedimentos/curativo, copa, DML, área de serviço e banheiro público e de funcionários. A UBS é composta por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família formada por enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, Agentes Comunitários de Saúde e de serviços gerais. O atendimento ocorre de 7h às 18h.
A UBS conta, agora, com energia elétrica 24 horas por dia, entregue pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Santarém. A assessora da área de Rios, Tângara Sansil, destaca os benefícios desta conquista para a promoção da saúde.
“A energia elétrica vai melhorar os atendimentos da UBS, pois vai facilitar a comunicação, a esterilização dos equipamentos e a cobertura de vacinação, tendo em vista que agora poderemos trazer uma geladeira para armazenar as vacinas. Com a implantação do microssitema de água, vamos controlar as doenças transmitidas por conta do consumo de água inapropriado".
A enfermeira da UBS, Samia Miranda, lembra as dificuldades vivenciadas pelos profissionais. "Antigamente, quando chegava o final da tarde e não tinha energia elétrica, nós realizávamos os atendimentos à luz de vela ou com alguma lanterna. Já a água potável, vai interferir diretamente no número de casos de diarreia e vômito, pois antes a população consumia a água diretamente do rio Amazonas e, agora, com a distribuição da água de qualidade essa realidade vai mudar".
A moradora da comunidade Costa do Pará, Zelita dos Santos, celebra as obras entregues. “Estamos muito felizes, porque tudo isso foi uma benção de Deus. Agradecemos ao presidente da comunidade, ao prefeito de Santarém e o nosso governador. Tudo isso vai mudar nossa vida completamente. Antigamente era muito difícil, principalmente a questão da água. A gente pegava água dos vizinhos, depois compramos uma mangueira de 500 metros e um motor e ligávamos para puxar a água do rio Amazonas, era uma trabalheira".7
Para o prefeito Nélio Aguiar, com energia elétrica, a UBS dará o conforto necessário a quem procura por atendimentos. "Realizamos a entrega da reforma e ampliação e hoje celebramos a entrega da revitalização, que chega junto com a energia. Agora, a unidade tem suporte necessário para acondicionar um item de vital importância para prevenir as doenças: as vacinas. Antes, a logística não permitia. As vacinas que chegavam até aqui tinham prazo de validade, agora, as mães e os pais das crianças podem procurar a nossa UBS para deixar nossos pequenos livres de doenças comuns por falta de vacinação", lembrou o prefeito.