3. Saúde
  4. PSE debate saúde sexual, IST's, prevenção de violências e acidentes em 155 instituições de ensino
PSE debate saúde sexual, IST's, prevenção de violências e acidentes em 155 instituições de ensino Autor: Divulgação Semsa

Katrine Bentes
As temáticas foram abordadas por meio de metodologias ativas com palestras, orientações e atividades lúdicas.

O Programa Saúde na Escola (PSE), no mês de março e abril, abordou as seguintes temáticas: Prevenção de violências e dos acidentes, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, através de metodologias ativas com palestras, orientações e atividades lúdicas. Participam do programa Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), escolas de ensino fundamental, médio e técnico, das zonas urbana, planalto e rios.

O PSE é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Educação do Estado, através da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE/Seduc). Participam 59.355 alunos de 155 instituições da rede de ensino.

A referência técnica do PSE, Karen Lima, destaca a importância do trabalho cooperativo entre as secretarias de Saúde e Educação.

"A articulação entre os profissionais da saúde e educação é essencial no processo de cuidar das nossas crianças e jovens, a fim de diminuir as vulnerabilidades que possam comprometer o seu pleno desenvolvimento".

Sobre o Programa - O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade dos estudantes. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.