1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Prevenção em foco: ação do Julho Amarelo no CRAS Maracanã oferece testagens e vacinas
Prevenção em foco: ação do Julho Amarelo no CRAS Maracanã oferece testagens e vacinas Autor: Juliana Fialho - CRAS Maracanã

Prevenção em foco: ação do Julho Amarelo no CRAS Maracanã oferece testagens e vacinas

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Usuários do CRAS e moradores recebem atendimentos voltados ao diagnóstico precoce e ao combate das ISTs.

Dando continuidade à campanha Julho Amarelo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou hoje, quarta-feira, 23, uma nova ação educativa e preventiva, desta vez no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Maracanã. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à informação, à testagem e à vacinação como estratégia de enfrentamento às hepatites virais, ao HIV e à sífilis.

A atividade foi promovida pelo CRAS Maracanã, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e a rede de atenção primária e assistência social, e teve como público-alvo os usuários dos serviços do CRAS, além de moradores da comunidade.

"Entendemos que o CRAS é a porta de entrada da assistência social e entre os objetivos é trabalhar a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, porque o usuário da assistência é o mesmo que busca atendimento na saúde e nós enxergamos os nossos usuários como um todo, não somente na particularidade que ele procura o CRAS", argumenta a coordenadora do CRAS Maracanã, Juliana Fialho.

Atendimentos

Durante a mobilização, foram realizados 32 atendimentos em geral. Foram realizados 124 testes rápidos gratuitos para HIV e sífilis, hepatites B e C, sendo quatro positivos para sífilis e um para HIV, também, foram aplicadas duas doses de vacina contra febre amarela, tríplice viral, DT e Hepatite B. Houve, também, orientações, aconselhamento e distribuição de 576 preservativos masculinos; 20 femininos; 30 unidades de gel lubrificante e materiais educativos. A ação também contribuiu para fortalecer o vínculo entre saúde e assistência social, levando atendimento especializado a um espaço comunitário de referência para famílias em situação de vulnerabilidade.

Para a coordenadora municipal do Programa de IST/HIV/Hepatites Virais, Ana Lúcia de Sousa Ferreira, a presença da saúde em espaços de grande circulação e acolhimento social faz parte de uma política de cuidado mais efetiva.

“A informação ainda é nossa maior aliada na luta contra as ISTs. Estar presente nos equipamentos públicos, como CRAS e unidades de saúde, garante que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento".

O secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, enfatizou que a ampliação das ações do Julho Amarelo para espaços como o CRAS reflete o compromisso da gestão em promover uma política pública de saúde mais acessível e intersetorial.

“Quando a saúde rompe as paredes dos serviços tradicionais e se articula com outras políticas, como a assistência social, nós fortalecemos o cuidado de forma mais ampla e inclusiva. Essa integração é essencial para chegar a quem mais precisa, com dignidade, prevenção e acolhimento”, destacou.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.