3. Saúde
  4. Mais de 50 profissionais da saúde participam de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista
Mais de 50 profissionais da saúde participam de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Carlos Farias
O evento teve como público-alvo enfermeiros e psicólogos e visou aprimorar o diagnóstico precoce do TEA na rede pública de saúde.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quintaa-feira, 11, uma capacitação no auditório da Fametro, voltada para enfermeiros e psicólogos. As enfermeiras Carla Sousa e Susana, juntamente com o psicólogo Andrei Barbosa, abordaram o tema TEA - do diagnóstico ao manejo do comportamento interferente em contexto de consultas médicas. Mais de 50 pessoas participaram. Essa iniciativa visa capacitar os profissionais de saúde para lidar de forma mais eficaz com os desafios associados ao TEA, promovendo assim  melhor qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Durante a palestra, a enfermeira Carla Sousa abordou alguns dos principais sintomas que ajudam a identificar uma pessoa com autismo.

"Os principais sinais e sintomas são o atraso na fala, a dificuldade de socializar também, que é uma criança mais retraída, que tem dificuldade em interagir com outras crianças, o andar na ponta dos pés, o flapping, que são aqueles balançar de mãos, de dedinhos, principalmente quando estão com algum estado de emoção também e a seletividade alimentar ou a compulsão alimentar também. A dificuldade de manter diálogo ou fixar o olhar, o hiperfoco em objetos que giram, e também gritos e choros, estereotipados, sem motivo aparente, são também aquelas crianças que têm um QI mais elevado, e também podem vir associados com uma deficiência intelectual. Então, é por isso que é um espectro autista, porque cada um tem sua particularidade".

Definição de transtornos do neurodesenvolvimento

. São condições de início precoce.

. Que impedem ou limitam a aquisição das habilidades de desenvolvimento esperadas para cada idade em um ou mais dominio.

. Trastorno do desenvolvimento intelectual.

. Atraso global do desenvolvimento.

. Transtorno da comunicação ( transtorno do desenvolvimento da linguagem, transtorno dos sons da fala, transtorno da fluência com início na infância, transtorno da comunicação visual).

. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade.

. Transtorno específico da aprendizagem.

O espectro

As características podem variar em relação

. Ao nível de gravidade

.nível de desenvolvimento

. Sexo

. Idade cronológica

"O psicólogo tem um dever ético de oportunizar ao usuário o atendimento humanizado e oferecer oportunidade ao acesso à saúde dessa criança. Quando a gente fala de autismo, a gente tem diversas formas de manifestação do autismo. Então o psicólogo vai fazer essa avaliação prévia desses sintomas, mas ele precisa conhecer os sintomas do autismo, para ele fazer essa avaliação prévia e fazer os encaminhamentos necessários para a rede. Então, mesmo que ele não possa dar um auto, ele pode fazer o diagnóstico de autismo e esse usuário vai ter acesso a um tratamento de qualidade. Então, quanto mais precocemente essa criança ou esse adolescente, esse adulto, receber um diagnóstico, melhor, mais eficiente vai ser o tratamento dele", explicou o psicólogo Andrei Barbosa.

A capacitação traz muitos conhecimentos e ao mesmo tempo tira as dúvidas de quem participa.

"Nós, enquanto enfermeiros da atenção primária é de suma importância, sempre que puder, estar recebendo mais atualizações, mais capacitações voltadas a questões muito importantes   e que são demandas importantes, também, que a gente acaba recebendo dentro da atenção básica. Então, falar sobre autismo, receber mais informações, profissionais capacitados, isso facilita o nosso trabalho, facilita a nossa visão de avaliação", reconheceu a enfermeira Renata Cardoso.