3. Saúde
  4. Capsi realiza ação especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Capsi realiza ação especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Katrine Bentes
Evento destacou os direitos e a importância do diagnóstico precoce para crianças e adolescentes com TEA.

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação especial no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), local que acolhe e oferece acompanhamento a 853 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento contou com uma série de atividades, com destaque para palestra educativa da advogada Neyla Braga, que abordou os direitos das pessoas autistas. Além disso, houve contação de histórias com a Vovó Ivanice e diversas outras atividades recreativas.

A advogada e palestrante Neyla Braga, além de ser mãe de duas crianças com TEA, dedica sua vida a ajudar outros pais a compreenderem e defenderem os direitos de seus filhos. Em um momento especial, ela não só trouxe à tona os direitos pouco conhecidos das crianças autistas, como também trouxe conforto e esclarecimento aos pais e responsáveis presentes.

“Existem diversos direitos, muitos dos quais a sociedade conhece, mas não respeita, como o direito à educação, frequentemente negado por diretores ao saberem que a criança é autista. A negação dessa vaga só é justificável em casos de falta de vagas para todas as crianças. Os diretores que negarem esse direito podem ser penalizados com até cinco anos de prisão. Outro direito pouco conhecido é que os autistas podem votar e se candidatar, exceto se não tiverem discernimento para fazer escolhas. Além disso, há o desconto de 80% nas passagens para acompanhamento de crianças com autismo, tanto para o autista quanto para seu acompanhante, algo que muitas pessoas desconhecem".

A psicóloga da unidade, Luana Brito, destacou a importância do diagnóstico precoce do autismo para promover o desenvolvimento cognitivo e uma vida mais saudável para as crianças. Ela pontuou os principais sinais do transtorno, guiando os pais na busca por apoio e compreensão desde os primeiros sinais.

"O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento de várias áreas da vida da criança, como interação social, alimentação, escrita, leitura, entre outras. Diagnosticar o autismo o mais cedo possível é fundamental. Como podemos fazer isso? Podemos observar se a criança anda na ponta dos pés, o que é conhecido como pé de bailarina. Na alimentação, algumas crianças têm dificuldade em comer grãos ou proteínas, outras preferem alimentos secos ou molhados. Além disso, é importante observar as estereotipias, que são movimentos repetitivos, como flaps".

Alexandra Oliveira se emociona ao compartilhar a jornada de descoberta do autismo em seu filho e expressa gratidão pelo suporte do Capsi à sua família.

"Eu percebi que meu filho era diferente. Passamos por vários profissionais, foi uma jornada árdua. Até que aqui no Capsi, ele recebeu o diagnóstico e começou o tratamento certinho. Hoje vejo o quanto ele melhorou no desenvolvimento, e isso enche meu coração de alegria. Aqui na unidade, recebemos todo suporte necessário. Tem atendimentos para os filhos, mas também para os pais. A ação de hoje é um exemplo desse suporte, pois temos tantas dúvidas sobre os direitos. Então foi muito importante e me auxiliou demais as informações que a doutora trouxe".

O coordenador do Capsi, Marlon Marinho, pontua a importância do centro no acompanhamento das crianças TEA.

"O Capsi vai completar 2 anos. Aqui, atendemos diversos transtornos mentais, só de crianças e adolescentes TEA, nós acolhemos e acompanhamos cerca de 850. Então, o Capsi é um instrumento que cuida da saúde mental e eu tenho certeza que mudou a vida de muitas famílias. Temos muitos feedbacks positivos. É incrível poder fazer parte disso e ver como nosso trabalho faz diferença na vida de tantas famílias!”

Sobre o Capsi- atende crianças e adolescentes de 2 a 17 anos que sofrem de transtornos mentais graves e persistentes. Está localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, Aparecida, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para se cadastrar e receber atendimento, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e uma foto 3x4. Esse serviço público é administrado pela prefeitura, através da Semsa, e foi inaugurado em 23 de junho de 2022, como parte das celebrações dos 361 anos de Santarém.