3. Habitação
  4. Alter do Chão tem ciclo de palestras sobre o Programa de Regularização Fundiária Urbana
Alter do Chão tem ciclo de palestras sobre o Programa de Regularização Fundiária Urbana Autor: Reurb Santarém

Agência Santarém
Ações ocorreram de 23 a 26 de março nos bairros Caruarí, União e Jacundá 1 e 2

De 23 a 26 de março, moradores de quatro bairros de Alter do Chão receberam orientações sobre o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), com a cooperação técnica da Associação de Bancos (Asban). Nessa segunda etapa do Programa, as áreas visitadas foram Caruarí, União e Jacundá 1 e 2.

Durante as audiências, os técnicos do Reurb esclareceram dúvidas sobre os procedimentos e os documentos a serem apresentados para a regularização do imóvel.

Orientações a moradores do Bairro Caruarí. Foto: Reurb Santarém.
Orientações a moradores do Bairro Caruarí - Alter do Chão. Foto: Reurb Santarém.

"Com o título definitivo da propriedade, registrado em cartório, temos diversos benefícios. Primeiro de tudo a questão de cidadania. A pessoa que tem um imóvel há bastante tempo, mas não tem documento, por lei ela tem direito, sim, de ser dono, mas ela não é dono porque não tem o registro em cartório e é preciso ter esse registro”, destacou o coordenador do Reurb Antônio Lira.

Em Santarém, cerca de 80 mil lotes precisam ser regularizados. A estimativa inicial é que pelo menos 10 mil devam ser contemplados pelo Programa.

Aproximadamente 50% dos imóveis urbanos do país não possuem regularização adequada. Promover regularização fundiária é dar a oportunidade à sociedade para corrigir situações irregulares de seus imóveis e contribuir para que as famílias tenham segurança de usar esses imóveis para diversas operações, que necessitem de validade jurídica.

Desde janeiro deste ano, o Reurb realiza audiências. Já houve orientações nos seguintes bairros, selecionados na primeira etapa: Santarenzinho, Alvorada, Maracanã, Jutaí, Conquista, Amparo, Novo Horizonte e São Cristóvão. As áreas foram escolhidas por não apresentaram pendências quanto ao domínio da área.

Técnicos do Reurb Santarém no Bairro União - Alter do Chão. Foto: Reurb Santarém.

Quem pode participar?

Todos os donos de imóveis de Santarém, sem titularidade em cartório, podem manifestar interesse. Mas, devido a grande demanda e o amplo espaço geográfico da cidade, inicialmente o Reurb centrará os trabalhos em áreas de Santarém selecionadas e atuando por etapas.

População dos Bairros Jacundá I e II, em Alter do Chão, tiram dúvidas. Foto: Reurb Santarém.

Além disso, o Decreto n° 9310, de 2018, que regulamentou a Lei Federal n° 13.465, de 2017, estabelece como máximo de 5 salários mínimos como renda da família a ser beneficiada pela Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social). No entanto, consideradas as peculiaridades locais e regionais de cada ente federativo, ato do Poder Público municipal ou distrital pode diminuir este teto. Em Santarém, os beneficiários do Reurb-S são pessoas com faixa de até 3 salários mínimos.

A classificação acima define a existência ou não de direito à gratuidade das custas e registrais cobradas pelos cartórios. Assim como implica a responsabilidade pela elaboração e custeio do Projeto de Regularização Fundiária Urbana e da infraestrutura essencial necessária, nos seguintes termos:

- Para a Reurb-S, independentemente da dominialidade da área, os custos recaem sobre o Poder Público.

- Para Reurb-E (Regularização Fundiária de Interesse Específico), a regularização fundiária será contratada e custeada por seus potenciais beneficiários ou requerentes privados.

No caso da Reurb-E, pode ser aplicada parceria com a Asban. Os interessados poderão contratar financiamento em todo o processo de regularização.

Manifestação de interesse

O morador pode acessar o link https://www.reurbsantarem.com.br/, onde é possível buscar mais informações sobre o funcionamento e a forma de financiamento ou comparecer ao escritório do Reurb Santarém, situado na Rua Siqueira Campos, 565, Centro – prédio ao lado dos Correios, ou ainda pelo WhatsApp: 093 99175-9866.

A manifestação é de caráter individual na obtenção dos serviços de regularização. Por meio dos resultados, os trabalhos vão começar, sendo priorizados e definidos quanto ao tipo mais adequado de regularização como Reurb-S (Social) ou Reurb-E (Específico).