Alunos do 3º ano da Escola Municipal Aldo Ferreira Campos do bairro Alvorada, encontraram uma maneira criativa através da reutilização da garrafa pet para confeccionar diversos bonecos recicláveis. A iniciativa buscou estimular, conhecer, reconhecer e difundir práticas de cidadania que podem ser desenvolvidas por estudantes nas escolas municipais.
Leia também:
A oficina "Usando a criatividade é possível dar novos usos a garrafas pet", foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) na escola do Parque da Cidade e fez parte da programação do XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, que iniciou na última sexta-feira (7) e prossegue até o dia 16.
O material utilizado na confecção dos bonecos foi levado pelos próprios alunos, que aprenderam sobre a importância da consciência ambiental. "Levamos os nossos alunos para uma aula extraclasse, na Escola do Parque da Cidade, e vimos que eles aprenderam muitas coisas boas. Como por exemplo, a reutilização da garrafa pet. Eles aprenderam que não podemos jogar lixo no chão. A partir dessa oficina os nossos alunos conseguiram captar a importância da destinação correta do lixo que produzem, a exemplo da garrafa, e que sem dúvidas, hoje eles já estão exercendo uma responsabilidade social", afirmou a professora da Escola Municipal Aldo Ferreira Campos, Maria Auxiliadora.
Além das Garrafas pet, tampinhas de plástico e outros materiais recicláveis, unidos a tintas, fios de lã e muita criatividade foram utilizados na oficina que foi coordenada pela Escola do Parque.
Ruy Cardoso que é professor da Escola do Parque foi o mediador da oficina, segundo ele a atividade foi bem produtiva e gerou uma solução social, ecologicamente correta e totalmente fora do tradicional. "A oficina buscou trabalhar junto aos alunos a sensibilização das garrafas pets que são utilizadas diariamente reaproveitando-as para criar vasos de plantas e brinquedos. Essa ideia é excelente, pois hoje é raro vermos pessoas desenvolvendo essa atividade. Através dessa oficina eles poderão fazer e criar em suas casas e principalmente na escola deles", completou o professor.